Sind-Saúde no Fórum Nacional de Enfermagem

Dirigentes da CNTSS/CUT participam de reunião do Fórum Nacional da Enfermagem

neuza cofen

Dirigentes da CNTSS/CUT – Confederação Nacional dos Trabalhadores em Seguridade Social participaram nesta terça-feira, 28 de janeiro, em Brasília, da reunião ordinária da Diretoria do “Fórum Nacional da Enfermagem – 30 horas já!”. A agenda que teve início às 9 horas e se estendeu até às 17 horas, estabelece o primeiro evento do ano do calendário de trabalho definido na última reunião da Coordenação do Fórum, realizada em dezembro de 2019.

A CNTSS/CUT está sendo representada pela dirigente do Sindsaúde MG e títular da 1ª Coordenadoria do Fórum, Neuza de Freitas; seu secretário de Relações do Trabalho e titular da Comissão de Finanças do Fórum, Ademir Portilho; e o dirigente do Sindsaúde GO e titular da Comissão de Política Parlamentar do Fórum, Erivanio Heculano. A Confederação tem ainda a participação dos seguintes dirigentes na estrutura do Fórum: a vice-presidenta e suplente da Comissão Jurídica do Fórum, Isabel Cristina Gonçalvez; a secretária de Políticas Sociais e suplente da 1ª Coordenadoria e titular da Comissão de Mobilização do Fórum, Cláudia Ribeiro Franco; e a dirigente do Sindsaúde GO suplente da Comissão de Política Parlamentar do Fórum, Eliana Cândido Castilho

Foram discutidas pautas específicas da categoria da enfermagem, dentre os pontos, a organização para o encontro com os líderes das bancadas na Câmara Federal, a organização do Seminário da Enfermagem a ser realizado na Câmara Federal em maio deste ano. A reunião contou com a presença da presidenta do COREN-MG, Carla Prado, que debateu sobre a organização e os encaminhamentos em Minas Gerais, quanto a efetivação da resolução nº 609/2019 que trata da especialização do Técnicos de Enfermagem e Auxiliares de Enfermagem.

Para a diretora do Sind-Saúde, Neuza Freitas, o plano de carreira dos trabalhadores da saúde se encontra com o governo de Minas. “Os próximos passos serão realizados em Minas com a participação do COREN MG, o SIND SAÚDE e o COFEN com a participação da secretaria de estadual de educação, para orientação e efetivação de resolução nos cursos profissionalizantes da enfermagem”, completou.

Outro ponto diz respeito a atualização da Carta de Princípios e regulamento do Fórum. Será avaliada, ainda, a criação de cargos para contemplar a participação efetiva da ENEENF – Executiva Nacional dos Estudantes de Enfermagem. Serão avaliadas estratégias e ações que contribuam com o fortalecimento dos movimentos em defesa da enfermagem nos Estados buscando a unificação nacional na luta pelos direitos destes trabalhadores.

neuza cofen 2