Suspensão de Planos de Saúde

A Agencia Nacional de Saúde Suplementar (ANS) determinou a suspensão da comercialização de 70 planos de saúde por descumprirem regras básicas de atendimento dos consumidores. A medida começa a valer a partir desta quinta-feira, 13/02.

A penalização dos planos de saúde é um movimento iniciado pela ANS, desde 2011, para obrigar as agências de saúde a prezarem pela qualidade do serviço prestado.

Cerca de 50 milhões de pessoas no Brasil são usuárias dos planos de saúde, mas as operadoras descumprem regras como o prazo máximo para consultas e procedimentos médicos.

Entre os dias 19 de setembro e 18 de dezembro, do ano passado, a ANS recebeu 13,9 mil reclamações de consumidores que foram prejudicados pelos planos de saúde no país. Desde o início do monitoramento pela agência, 1.043 planos de saúde, de 143 operadoras, foram suspensos por falhas na prestação de serviço.

A Agência Nacional de Saúde garantiu em nota que os beneficiários dos planos de saúde suspensos devem ter suas assistências mantidas e as operadoras não podem negar serviços para estes usuários, sob pena de novas sanções.