Servidores da Funed se reúnem em Assembleia Geral

A GIEFS Especial dos servidores da Fundação Ezequiel Dias (Funed) será paga por pelo menos mais um ano: esse foi o principal repasse da Assembleia Geral dos Trabalhadores da Funed, realizada na segunda-feira, 16 de novembro, no pátio de caminhões da Fundação. A garantia desse pagamento foi feita pelas atuais gestões da Fundação e da Secretaria Estadual de Saúde aos representantes dos trabalhadores da Funed e aos diretores do Sind-Saúde/MG que compareceram à reunião da Mesa Estadual Permanente de Negociação do SUS, realizada no dia 11 de novembro.

Foi dito na Mesa pela gestão estadual que mesmo que ela mude estarão garantidas as condições financeiras e econômicas para a continuidade do pagamento até o final de 2011. Mas a gestão enfatizou que o pagamento será prerrogativa da nova gestão. Por isso, os servidores devem ficar atentos e manifestar se caso houver a interrupção do pagamento.

Mas, conforme sempre lembrado pelos representantes, essa conquista é apenas pontual e só resolverá pequenos problemas imediatos. O que os trabalhadores necessitam e devem ter é estabilidade, que só é efetivada com plano de carreira e reajuste salarial. Por isso, a Assembleia também tratou de estratégias de luta para continuar a pressionar o governo por melhores condições de trabalho. Todos devem, então, estar preparados para movimentos reivindicatórios no ano de 2011. Inclusive, conforme dito na Assembleia, será montada uma comissão de representação dos trabalhadores para dar prosseguimento às negociações com as gestões.