Saúde dos atingidos por barragem
Conferência Livre de Saúde debate temas que afetam vida dos atingidos por barragens em Minas Gerais
Com um público esperado de mais de 300 participantes, o Movimento dos Atingidos por Barragens-MAB realiza em Brumadinho, nesta sexta-feira, 12 de abril, a 1ª Conferência Livre de Saúde dos Atingidos e Atingidas, com o tema “Água é Vida: Queremos Viver Com Saúde”.
Serão discutidos os temas propostos pelo Conselho Nacional de Saúde para as Conferências municipais e regionais: Democracia e Saúde/Saúde como Direito, Consolidação do SUS, Financiamento do SUS e Água e Saúde.
Terão centralidade também os temas específicos que afetam a saúde e a qualidade de vida da população atingida por barragens em Minas Gerais, tais como acesso e qualidade da água e dos serviços de saúde pública, injustiças e demora na reparação dos danos sofridos pelos empreendimentos exploradores e suas consequências na saúde física e mental.
Atingidos de diversas regiões do Estado se prepararam realizando Conferências Livres Regionais, como a de Barra Longa, realizada no último dia 06/04, e trarão propostas a serem debatidas durante a Conferência.
Estrão presentes autoridades e entidades convidadas, na Conferência Livre que deve levar os encaminhamentos para a Conferência Estadual de Saúde, que por sua vez pode encaminhá-las à Conferência Nacional.
Fonte: MAB