Saúde do trabalhador na ALMG

Deputados aprovam, em 1º turno, política de saúde ocupacional do servidor público

830573

Os deputados aprovaram nesta terça-feira (29/04), na Reunião Ordinária de Plenário, 57 proposições, todos aprovados em 1º turno. Entre esses projetos, está o PL 4.429/13, do governador, que institui a Política de Saúde Ocupacional do Servidor Público. Segundo a proposição, essa política será destinada aos servidores em exercício na administração pública direta, autárquica e fundacional do Poder Executivo. Seu objetivo é promover e valorizar a saúde e as condições de trabalho. O projeto prevê,
inclusive, a realização de perícias para avaliar o estado de saúde dos servidores.

Durante a última reunião do Comitê de Negociação Sindical (CONTES) o assunto saúde do trabalhador foi discutido. Os sindicalistas apontaram a necessidade de um acompanhamento “pari-passo” do trabalhador, com ações de combate ao diabetes, obesidade, pressão alta, dentre outros riscos à saúde, foram colocados como fundamentais em uma politica de saúde do trabalhador.
“Com 5 anos de serviço público estadual, começam os afastamentos de trabalho por motivo de doença. Falta política de saúde para ouvir o trabalhador, com estrutura de apoio no setor de trabalho. O governo não investe em pessoal e nem indica fonte de financiamento para a implementação de um projeto eficiente de saúde do trabalhador”, criticou o diretor do Sind-Saúde/MG, Renato Barros durante a reunião do CONES.