Reunião MOV e Sind-Saúde

Sindicato aponta ao diretor da Maternidade Odete Valadares problemas de caráter urgente

Reunião MOV red.

Nessa segunda-feira (16/03) o Sind-Saúde/MG se reuniu com o novo diretor da Maternidade Odete Valadares, Francisco Viana, para apontar alguns problemas que os trabalhadores têm enfrentado na unidade.

O principal ponto discutido foi o remanejamento dos técnicos de enfermagem, que acontece na maternidade de maneira indiscriminada. Os diretores do Sind-Saúde informaram à gestão que alguns trabalhadores ficam estressados, pois nunca sabem onde vão trabalhar. Existem também casos de servidores que não conseguiram provar que foram trabalhar por não estarem em seu setor.

Com relação aos cursos de capacitação, foram questionados os critérios de escolha dos trabalhadores para participação, já que atualmente é feito um sorteio. Ainda foi apontado que os trabalhadores são forçados a pagar plantão para participar dos cursos, ou seja, enquanto o estatuto assegura o direito do servidor de se capacitar, a unidade o restringe por falta de pessoal.

Falta de segurança e infraestrutura também foram discutidos com o diretor, os trabalhadores reclama que não existe um controle na entrada de pessoal na recepção, os elevadores precisam ser melhorados e a demora no atendimento pela falta de pessoal coloca os trabalhadores em risco.

O diretor informou que encaminhará um ofício para a direção assistencial da FHEMIG solicitando uma reunião em caráter emergencial para resolver o problema do remanejamento pela falta de pessoal. O Sind-Saúde definiu um prazo de 30 dias após essa reunião com a FHEMIG para que medidas sejam tomadas, além disso, os diretores do sindicato ressaltaram que a gestão deve manter o diálogo permanente com os servidores, para que juntos possam melhorar as relações e o ambiente de trabalho.