Prefeitura de Neves apresenta alternativa

Após três dias de paralisação, servidores da saúde de Neves asseguram reajustes no auxílio transporte e alimentação

16 Neves votacao

O ano eleitoral quase impediu o acordo fruto das mobilizações da campanha salarial 2016 em Ribeirão das Neves, mas o impasse foi solucionado na manhã desta quinta-feira (16).  Em Assembleia Geral realizada na praça do Justinópolis, os(as) trabalhadores(as) da saúde da cidade decidiram aceitar a proposta apresentada pela prefeitura. A negociação oferecida pela gestão municipal foi uma resposta às 72 horas de paralisação da categoria que ficou indignada com a possibilidade de suspensão dos reajustes acordados.

A polêmica começou devido ao prazo para conceder reajustes em ano eleitoral. A legislação proíbe aumento dos vencimentos do servidor público no período de 180 dias antes da eleição. A exceção prevista é para recompor as perdas salariais. Portanto, para se adequar ao que diz a lei, o reajuste deverá ser dentro do percentual fixado pela inflação. Assim, a proposta do auxílio-alimentação passa a ser de R$9,96 ao dia – total mensal de R$219,12 – e o auxílio-transporte passa para R$7,40 por dia trabalhado. Todos com retroativo à maio. Os projetos de leis estão em tramitação na Câmara dos Vereadores de Neves.

16 Neves Eva

A direção do Sind-Saúde Núcleo Ribeirão das Neves lamentou a limitação do reajuste, mas avaliou como importante a saída conquista com a mobilização. Antes dos protestos realizados pelos(as) trabalhadores(as), a perspectiva era barrar qualquer reajuste. Somam-se às mudanças nos  benefícios, o reajuste salarial de 5% que já foi votado pelos vereadores e é resultado das negociações com o Sindicato.

A assembleia dos(as) trabalhadores(as) também aprovou novo ato na Câmara dos Vereadores na próxima segunda-feira (20/06) às 14 horas, quando os projetos de leis devem entrar na pauta do dia. O objetivo da categoria é agilizar o processo de votação e impedir qualquer tentativa de manobra na pauta do legislativo.

Participe! Só a luta muda a vida!

16 Neves assembleiaa

16 Neves e