Agentes de saúde não recebem piso

Vespasiano deixa na mão os agentes de saúde

abelha sindsaude2

Depois de uma longa batalha os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e os Agentes de Controle de Endemias (ACE) puderam comemorar a conquista da instituição da lei municipal 046/2014 que determinou o pagamento do piso de R$1040,00 a esses trabalhadores.

A comemoração não durou muito, já que o cumprimento da lei parece ser outra batalha a ser enfrentada pelos agentes. O município de Vespasiano já paga os Agentes de Controle de Endemias, mas deixou os Agentes de Saúde na mão. A pergunta que fica é, quando será feito o pagamento? E quem vai pagar os juros desse atraso?

A justificativa do RH da cidade é que não houve tempo suficiente desde a instituição da lei para o planejamento desse pagamento, mas já se passaram 2 meses desde que a lei foi instituída e além disso, a lei federal que determina o pagamento do piso já havia sido criada em junho. Ou seja, já são 5 meses descumprindo a lei.

Os outros trabalhadores da saúde que recebem menos do que o piso dos agentes devem se espelhar nessa conquista, se unir e se organizarem para batalhar por melhorias nos salários. Todos merecem ser valorizados e o sindicato sempre irá lutar por isso.