Golpe do governo

Reajuste enviado para ALMG é menor do que apresentado em negociação e não recompõe a inflação anual

alerta - placa

Além de entregar o governo com a carreira dos servidores sucateada e diversos problemas estruturais nos serviços públicos de Minas Gerais, o governo estadual preparou a última indigesta surpresa para os trabalhadores. No penúltimo mês da gestão depois de perder as eleições, o governo atual encaminhou para Assembleia Legislativa (ALMG) projeto de lei que diminuiu ainda mais o percentual de reajuste do funcionalismo. O PL que entrou nesta terça-feira (11/11) em tramitação coloca o reajuste para todo o funcionalismo em 4,62%, retroativo a data-base de outubro de 2014. O percentual é menor do que o apresentado pelo governo no período eleitoral e abaixo da inflação.

Em reunião do Comitê Estadual de Negociação Sindical (CONES), no dia 25 de setembro, o governo havia apresentado um percentual de 6,5% para janeiro de 2015. Na época o Sindicato havia criticado a proposta por ser abaixo das perdas salariais e ainda descumpria a data-base. Tanto a proposta anterior quanto na atual, o governo não está repondo as perdas acumuladas pelos servidores desde a última data base.

Segundo o Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos (Dieese), consultado pelo Sind-Saúde/MG, a proposta do governo esconde três meses de inflação nas duas propostas.  “No primeiro caso, a perda seria acumulada entre outubro de 2013 e dezembro de 2014, resultando num INPC de aproximadamente 8,24% – enquanto o reajuste seria de 6,5%. No segundo caso, a perda seria acumulada de outubro de 2013 a setembro de 2014, resultando em um INPC de 6,59%, enquanto o reajuste seria de 4,62%. A diferença é que no primeiro caso faltaria mais ou menos 1,63% para repor totalmente as perdas do período, e no segundo caso faltaria 1,88%” diz o técnico do escritório regional de Minas Gerais do Dieese, Lucio Monteiro.

Abaixo uma pequena tabela com os índices de inflação acumulada (IPCA e INPC) para diferentes períodos entre a última data-base e a deste ano.

Período

Índice

IPCA-IBGE

INPC-IBGE

01/10/2013 a 30/09/2014

01/10/2013 a 31/12/2014*

01/01/2014 a 30/09/2014

01/01/2014 a 31/12/2014*

* Com projeções dos índices de novembro e dezembro de 2014.