Projeto que pretende repassar aos municípios responsabilidade por serviços laboratoriais em Minas Gerais é questionado por especialistas da área

Sem apresentar estudo de viabilidade, o governo de Minas Gerais irá transferir recursos para municípios custear uma rede de laboratórios e descentralizar a vigilância laboratorial no Estado. Pela tabela apresentada pelo governo os chamados de Centro de Colaboradores (CC) começarão a atuar em janeiro de 2022 com um total de recursos de mais de R$52 milhões. Os municípios receberão de maneira proporcional os recursos e passarão a administrar o serviço que hoje é coordenado pela Fundação Ezequiel Dias (Funed) através do laboratório central e dos macrorregionais. Servidores da Funed veem erros na proposta e alegam que foram totalmente surpreendidos com a mudança sem participação da área técnica do Laboratório Central. 

A resolução da SES Nº 7.797 foi recebida pelos servidores da Funed com estranhamento. O projeto apresenta apenas proposta para o diagnóstico molecular de algumas doenças, mas deixa outras tantas de fora. Para os trabalhadores não está claro como isso irá acontecer e, ao contrário de trazer eficiência, poderá descaracterizar a rede estadual de laboratórios de saúde pública. 

A realidade diferente de cada município também poderá dificultar a realização dos serviços em cidades com menos estrutura. Algumas prefeituras receberão em torno de R$3mil reais, o que não compra nem mesmo os insumos necessários para realização da maioria dos exames. 

Ao contrário do que pretende o governo, o Sindicato Único dos Trabalhadores (Sind-Saúde/MG) chama atenção para o fortalecimento da Funed e dos laboratórios macrorregionais. Essa suposta descentralização poderá em um futuro breve sucatear a estrutura de laboratórios públicos que existem hoje em Minas Gerais.  

A Funed tem sofrido um ataque sistemático do governo Zema. No dia 25 de novembro servidores da Fundação foram mais uma vez surpreendidos. Foi informado a toque de caixa que a unidade 2, que é uma fábrica de medicamentos do complexo, será fechada. Os trabalhadores foram avisados que serão remanejados para outras áreas.