Sind-Saúde participa de Live no YouTube com servidores do Meio Ambiente

A situação dos trabalhadores da saúde em Minas Gerais e as pautas em comum com os servidores do Meio Ambiente foram assuntos discutidos em Live organizada pelo SindSema nesta terça-feira (30/11). Para tratar desses temas, o Sindicato dos Servidores Estaduais do Meio Ambiente (Sindsema) convidou a diretora do Sind-Saúde/MG Núbia Dias. O bate papo com a categoria do meio ambiente apontou diversas pautas conjuntas do funcionalismo que estão na ordem do dia como a reforma administrativa e a proposta de recuperação fiscal que estão em debate na Assembleia Legislativa (ALMG) e impactam diretamente os servidores e o serviço público no Estado.

Para a diretora do Sind-Saúde, Núbia Dias, a proposta que tramita na ALMG vai acabar com os serviços públicos e deve receber o máximo de atenção. “O serviço público vai morrer por inanição com a proposta de Regime de Recuperação Fiscal. A pandemia veio para nos ensinar muito sobre a importância do serviço público.” A reflexão da diretora leva em conta que, se aprovado, o regime proíbe a realização de concurso público por nove anos. Considerando o déficit já existente de servidores, o cenário é de insuficiência generalizada de serviços públicos no Estado.  Além da proibir a realização de concurso público, o RRF que o governo Zema enviou à ALMG exclui a possibilidade de conceder reajuste salarial e congela as carreiras pelo período de 9 anos.

A diminuição de servidores públicos, prevista também pela reforma administrativa proposta pelo governador, foi outro ponto questionado e destacado pela diretora do Sind-Saúde. Na sua avaliação, a proliferação de contratos nos cargos do Estado desestabiliza as políticas públicas e amplia a corrupção. “Quando você cria um centro de compras, o MASP se torna um fiscal dos recursos públicos. Quantos servidores já não disseram não para assinar anomalias porque a estabilidade garantia essa posição? A estabilidade não é do servidor, é da população”, frisou Nubia.

Outros assuntos em comum como ajuda de custo e home-office também foram abordados. No início da live, Nubia Dias ainda falou sobre as dificuldades enfrentadas diariamente pelos servidores da saúde durante a pandemia, a falta de estrutura vivenciada e a reestruturação rápida que toda a rede passou para responder à COVID-19. “Apesar do sucateamento, o SUS respondeu e respondeu muito bem, mas ninguém tem ideia do esforço diário dos servidores, técnicos de enfermagem, enfermeiros e todos os profissionais da saúde.”

Núbia lamentou as mais de 800 mil vidas perdidas de trabalhadores da saúde no Brasil devido ao novo coronavírus.

A live foi comandada pela presidente do Sindsema Regina Pimenta. A sindicalista destacou o papel feminino no movimento sindical e
apresentou a proposta do Sindsema de dialogar, através desses bate papos virtuais, com sindicatos de diferentes categoriais com objetivo de unificar o funcionalismo e suas lutas conjuntas.

Os servidores do Meio Ambiente iniciaram greve nesta segunda-feira (29) e reivindicam o cumprimento do acordo de greve da sentença homologada em 2016 (processo nº 1.0000.16.050144-1/001), que trata da implementação do Plano de Carreira e retirada de 50% do VT da Gratificação de Escolaridade, Desempenho e Produtividade Individual e Institucional (Gedama) de forma imediata.

Veja a Live completa: https://youtu.be/6PD0pdvJcYc