Prazo no fim

A extensão do tempo para que o governo apresente proposta para revisão da carreira termina no dia 20 de outubro. Sind-Saúde/MG cobra avanços no plano de carreira

Contagem regressiva revisão da carreira


Na última reunião de negociação entre o governo de Minas e o Sind-Saúde/MG foi estabelecido um prazo extra de 50 dias para que o governo apresente dados e propostas para a revisão da carreira dos(as) trabalhadores(as) da saúde. No dia 31 de agosto, o governo não apresentou proposta concreta sobre as distorções e gargalos da carreira da saúde e pediu mais tempo para estudar as reivindicações do Sindicato. Um documento com todas as exigências de mudança na carreira está nas mãos do governo desde o início do ano.

Além disso, as necessidades de revisão foram apresentadas antes mesmo da posse do novo governo. O compromisso com essa demanda histórica dos servidores da saúde foi assumido pelo então candidato Fernando Pimentel e reforçado pela equipe de transição no ano passado.  

É com essa perspectiva de mudança que o dia 20 de outubro se aproxima. O Sind-Saúde/MG tem cobrado do governo o compromisso com a revisão da carreira em todos os espaços de discussão que tem a presença de representantes da gestão.  Com distorções absurdas e salários que chegam abaixo do mínimo, a categoria dá sinais que não dá mais para esperar.

    A única reivindicação dos(as) trabalhadores(as) aceita até o momento pelo governo é a diminuição para a primeira promoção por escolaridade. Ao invés dos atuais oito anos necessários para apresentar titulação, o(a) servidor(a) descontará o estágio probatório e poderá subir na carreira com 5 anos de serviço. Isso não atende por completo a reivindicação que pede redução do tempo para promoção para 3 anos.

 Veja abaixo o que está em jogo na carreira e algumas das propostas de alteração apresentadas pelos trabalhadores(as):

O QUE QUEREMOS:

Carreira e jornada1


  Promoção e Progressão

  Reduz o tempo para promoção e progressão. Para evolução por escolaridade de 5 para 3 anos e para  o tempo de serviço.

 

Jornada de Trabalho

        30 horas semanais, sem redução salarial, para todos(as) os(as) trabalhadores(as) da saúde de Minas Gerais.

 

Reajuste entre os níveis da tabela

Alterar as porcentagens dos interníveis de 22% para 25% e os intergraus de 3% para 4%.

 

Ingresso

Em muitas carreiras da saúde, o nível de ingresso dificulta a evolução na carreira ou mesmo existem diferença de ingresso para o mesmo cargo com concursos realizados em editais diferentes.

 

Estágio Probatório

Uma das reivindicações – que já foi aceita pelo governo – é desconsiderar o tempo de 3 anos do estágio probatório para a primeira promoção. Na regra atual, o(a) servidor(a) precisa esperar 8 anos para ter direito a primeira promoção. 

 

Aposentadoria

Para aposentadoria, o servidor que tenha obtido as promoções e progressões deverá ser posicionado no último nível e grau da sua carreira de acordo com a escolaridade exigida.

 

Distorções

O documento que está nas mãos do governo produzido pelo Sind-Saúde tem 15 páginas que tratam de diversas distorções nas tabelas. Clique aqui para ter acesso ao documento completo