PL 2564 enfrenta lobby das grande cooperativas de saúde

É hora de aumentar a pressão para fazer andar a votação do Projeto de Lei 2564/2020, que institui o Piso Salarial Nacional da Enfermagem e a jornada de trabalho de 30 horas semanais. A mobilização da categoria tem ganhado força e o PL já recebeu apoio da maioria dos senadores. Nos últimos dias, foram realizados protestos em todo o país para defender o Piso da categoria. Em BH, um ato organizado pelo Coren-MG reuniu lideranças, parlamentares, entidades sindicais e trabalhadores da enfermagem que apontaram a urgência de aprovar essa pauta neste momento histórico na vida das pessoas e, em especial, na vida dos técnicos de enfermagem, auxiliares e enfermeiros. O Sind-Saúde esteve presente no ato realizado no Coren-MG e reforçou a importância da valorização da enfermagem através do piso nacional e da redução da jornada de trabalho. 

Mas, apesar de receber esse grande apoio, o PL tem sido atacado pelo setor empresarial e até por governos da esfera federal, estaduais e municipais. A Confederação Nacional dos Municípios (CNM) também engrossa a fileira contrária ao PL. O presidente do Senado, o senador mineiro Rodrigo Pacheco tem segurado a pauta e, no mesmo dia do protesto em favor do Piso, deu entrevista à rádio Itatiaia sugerindo as dificuldades de colocar o PL para votação. O Sind-Saúde rechaça o argumento de que o valor do Piso tem que ser nivelado por baixo. 

O piso nacional dos professores, conquistado ainda em 2008, é um exemplo de como esse argumento de ser inviável a fixação de um valor nacional é uma falácia. Além disso, o presidente do Senado, sob nenhuma justificativa, poderia trancar um PL que tem apoio da maioria dos senadores, em especial, num momento tão importante para cravar o reconhecimento nacional aos profissionais da enfermagem no enfrentamento à pandemia. 

No levantamento feito para embasar o PL, a média salarial encontrada para enfermeiros foi de R$2mil e para técnicos chega a ser menos que um salário mínimo. A precarização do salário é gritante e deixa mais do que claro a urgência dessa votação.

O Sind-Saúde reforça aos trabalhadores a necessidade de manifestar a reivindicação ao presidente do Senado (sen.rodrigopacheco@senado.leg.br – Instagram: @rodrigopacheco) de colocar o pedido de urgência na tramitação do PL2564, votar na enquete do Senado sobre o texto (https://www12.senado.leg.br/ecidadania/visualizacaomateria?id=141900&fbclid=IwAR1SR6VIXueCpqAzjFJiJyZYgNZ41P0L_NrLOF2onqQUCgS0pqWjBJOBjDc) e postar nas redes sociais com as hastags:  #aprovapl2564já #pl2564_2020_pisosalarialdaenfermagem #pisosalarial