Pelas 30 horas

Trabalhadores Marcham pelas 30 horas, sem redução salarial. Redução é promessa de campanha de Fernando Pimentel

marcha pelas 30h 3

Na manhã dessa terça-feira, trabalhadores da saúde realizaram um ato pela redução da jornada de 40 para 30 horas, sem redução salarial. A carga horária de 30 horas é uma recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS), já que a jornada estressante pode gerar graves consequências na vida do trabalhador e nos atendimentos à população.

marcha pelas 30h 4

Os trabalhadores realizaram uma marcha que teve concentração na praça da estação e seguiu até a assembleia legislativa de Minas Gerais. O sol quente e o caminho difícil não impediu os trabalhadores de participarem do ato, mostrando o quanto redução da jornada é uma pauta importante para todos.

Na parte da tarde, trabalhadores, entidades e alguns deputados se reuniram em audiência pública na ALMG para discutir a redução da jornada e o piso da enfermagem.

audiencia publica 30h 1

Representantes de diversas entidades falaram das dificuldades que os trabalhadores enfrentam com a jornada excessiva e também dos riscos que os próprios usuários estão sujeitos ao serem atendidos por trabalhadores sobrecarregados.

audiencia publica 30h 2

Após a audiência, o Sind-saúde seguiu para uma reunião com os deputados Rogério Corrêa, Dr. Jean freire, Cristina Corrêa, Cristiano Silveira, Ulisses Gomes e professor Neivaldo. Maria Theresa Rodrigues da Cunha representou a Seplag e Lígia Pereira representou a secretaria de estado da saúde.

Veja aqui informações da reunião