Paralisação geral

Trabalhadores da saúde fazem assembleia no dia da paralisação nacional

1 - primeira foto

Hoje, 22/09, foi um dia muito importante para a classe trabalhadora, incluindo os trabalhadores da saúde. O chamado Dia Nacional de Mobilização contou com a participação de vários setores produtivos da iniciativa privada e pública, como metalúrgicos, bancários, professores entre outras categorias.  A mobilização nacional teve como objetivo principal lutar para impedir vários retrocessos nos direitos trabalhistas, previdenciários e na jornada de trabalho propostos pelo governo Temer.

Cartazes

   Em relação à pauta da saúde, é preciso mobilizar a categoria para que os direitos conquistados durante os anos não deixem de existir, a exemplo do cancelamento do reajuste de salários por 20 anos; a limitação dos planos de carreira e a suspensão de concursos públicos e nomeação de concursados.

   Durante a mobilização nacional foi realizada assembleia geral para informar a reunião com o governo no próximo dia 26 e para discutir a redução da jornada de trabalho para os serviços ininterruptos da FHEMIG e Hemominas.

   Na próxima semana, o governo se comprometeu a agendar reunião para discutir a reestruturação da carreira dos servidores. Para essa discussão, está pautada a descompressão da tabela dos trabalhadores de nível auxiliar, especial os augas da SES.

2 - Segunda foto   

Diretores do Sindicato informaram aos servidores que a Funed está exigindo a apresentação de certificado de curso para a jornada de quatro horas para progressão na carreira. O combinado com o governo, e que está sendo descumprido pela gestão da Funed, é que essa seria uma opção já que o trabalhador também pode, em vez de apresentar o certificado para progressão, pedir a redução da carga horária.

   Assim, apesar do acordo de greve, 36 horas na Funed só com curso. Nova reunião com o governo para discutir o problema ainda não foi agendada. Presente na assembleia, o deputado Rogério Correa, da base do governo, prometeu intermediar os contatos com para agilizar o agendamento da reunião com os trabalhadores da Funed.

    O Sind-saúde reafirma nossa união e mobilização para avanços na nossa pauta: jornada de trabalho, revisão da carreira e reajuste salarial.

   Após reunião dos trabalhadores e trabalhadoras da área da saúde e demais categorias profissionais, na Praça da Estação, todos se uniram e seguiram em enorme passeata até a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), onde ocuparam o Hall das Bandeiras, aguardando a audiência pública convocada pela comissão de Direitos Humanos da ALMG para a segunda fase deste dia de paralisação. Uma comissão foi convocada pelos deputados Cristiano Silveira, Rogério Correia e Marília Campos para discutir os ataques feitos pela PEC 241 aos trabalhadores.

   Compuseram a mesa de discussão Patrus Ananias, deputado federal, Beatriz Cerqueira, presidente da CUT/Minas, Roberto Franklin de Leão, presidente da – CNTE, Cristina del Papa, coordenadora-geral do Sindifes, Frederico Luiz Barbosa de Melo, economista e assessor da subseção do Dieese na CUT/Minas e Renato Barros representante do Sind-saúde.


Veja mais fotos do dia de paralisação nacional em Belo Horizonte

3 - terceira foto

5 - quinta foto

7 - sétima foto

8 - oitava foto