OUTUBRO ROSA

A prevenção contra o câncer é uma campanha mundial de conscientização

OutubroRosa Facebook previna-se

A luta da saúde neste mês de outubro tem foco na prevenção da doença que mais acomete mulheres no Brasil e no mundo. O dia 19 de Outubro é o Dia Internacional da Luta Contra o Cancêr de Mama e é um momento reservado para nos lembrar da importância do auto-exame como forma de prevenção. A importância de perceber o próprio corpo através de seus sinais mais ocultos. O câncer de mama tem enormes chances de cura se descoberto em sua fase inicial. Cerca de 65% das mulheres, descobriram a enfermidade sozinhas, pois percebem alguma alteração na mama. A longo prazo, a receita de prevenção é ter uma vida saudável, pois mais de 30% dos casos desse tipo de enfermidade podem ser evitados mantendo bons hábitos, conforme informações da INCA.Uma alimentação saudável, controle do peso, praticar regularmente atividade física, amamentar e evitar o consumo de bebidas alcoólicas. Essas são algumas das recomendações.

Aprenda abaixo o passo a passo do auto-exame. Conheça seu corpo! Se toque! Previna-se!

04 Dicas para fazer corretamente o autoexame:

1 – Em frente ao espelho observe atentamente o bico dos seios, superfície e o contorno das mamas.

2 ­- Continue em frente ao espelho, levante os braços e veja se este movimento altera o contorno e a superfície dos seios.

3 – Agora deite, e com a mão direita, apalpe a mama esquerda e com movimentos circulares e delicados, aperte levemente com a ponta dos dedos.

4 – Na hora do banho ensaboe a pele e levante o braço direito deslizando os dedos da mão esquerda levemente sobre a mama direita, estendendo até a axila.

auto exame de mama

Repita o procedimento na mama esquerda.

Se você encontrar algum sinal diferente ou anormalidade, procure um médico imediatamente.

Aproximadamente 80% dos tumores são encontrados no autoexame

Previna-se!!!

Fonte: Instituto Brasileiro de Controle do Câncer (IBCC)

Fazemos uma chamada as trabalhadoras da Saúde que devemos fazer o autoexame pelo menos uma vez por mês.

Sind-Saúde/MG – Núcleo Regional Betim