Ministério da Saúde abre inscrições para curso a distância de qualificação para profissionais da saúde

O Programa de Educação Permanente em Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (Pepsatt) do Ministério da Saúde divulgou a abertura de vagas para dois cursos de qualificação profissional. As capacitações têm como público alvo técnicos, profissionais, gestores, trabalhadores(as) e membros do controle social que atuam em todas as esferas do Sistema Único de Saúde (SUS). Os cursos são oferecidos no formato de Ensino à Distância (EaD) e totalmente gratuitos. As inscrições estão abertas até o dia 16 de fevereiro de 2023.

Os cursos:
Com carga horária total de 80 horas, o Curso Básico em Saúde do Trabalhador tem por objetivo introduzir temas e conceitos essenciais sobre a Saúde do Trabalhador para qualificação das práticas profissionais de técnicos e gestores que atuam no SUS e que ainda não possuem uma aproximação com o tema. O Curso foi elaborado no formato EaD, na modalidade de qualificação profissional, com duração de até 4 meses.

Já o curso de Inspeção Sanitária em Saúde do Trabalhador (ISST) para o Mapeamento de Riscos Ocupacionais tem o objetivo de descrever as etapas para a operacionalização das ações de ISST em instituições públicas e privadas, visando a promoção de ambientes e processos de trabalho saudáveis e sustentáveis aos trabalhadores e trabalhadoras

De acordo com a divulgação, as capacitações têm como principal objetivo estimular o pensamento crítico para ação em saúde e instrumentalizar atitudes e técnicas que promovam a integração da Saúde do Trabalhador com os demais setores da assistência e da vigilância, considerando os princípios norteadores do SUS.

Para mais informações, acesse: https://colaboradsaste.saude.gov.br/

Para inscrições nos cursos, vocês precisam realizar o cadastro na plataforma e clicar no curso escolhido.