Agentes Comunitários de Saúde de Vespasiano farão atos e possível paralisação

Os ACSs do município de Vespasiano estiveram reunidos em assembleia virtual nesta quarta-feira, 01/02, e aprovaram uma pauta de mobilizações e possível paralisação caso a prefeitura não pague o retroativo da diferença salarial do piso dos agentes. O município pagou a diferença apenas para os agentes de endemias deixando de fora os agentes da saúde, alegando que o governo federal não mandou recurso para o pagamento desses trabalhadores.

Na verdade, o que ocorreu foi que, o município não cumprindo a lei 11350, a EC 51 e a lei do piso dos agentes não cadastrou os agentes de saúde no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES) em tempo hábil e por isso faltou o recurso para o pagamento. Ou seja, a responsabilidade é da gestão municipal, portanto, é urgente que a prefeitura defina a data e efetue o pagamento.

Os trabalhadores definiram coletivamente por realizar atos de protesto e uma possível greve caso a prefeitura não se manifeste tão logo sobre essa situação.