Mesa interna da FHEMIG reativada

Espaço de negociação é retomado com pautas específicas da rede hospitalar

11 reuniao digep 01

Após incansável cobrança do Sind-Saúde/MG a Mesa interna de negociação foi reativada no âmbito da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig). O Sindicato entende que esse é um espaço importante para discussão das demandas locais priorizando as pautas macros na Mesa Estadual de Negociação Permanente do SUS que ocorre mensalmente.

Nessa primeira reunião, convocada para abertura e orientações, participaram representantes dos trabalhadores e do nível central da FHEMIG e foi apresentado um novo formato para a realização desse espaço de negociação com o Sindicato. Também foram estabelecidas as regras para seu funcionamento.

Entendendo a importância desse espaço para discussão da pauta dos trabalhadores, o Sind-Saúde/MG antecipou pontos que já estavam sendo tratados na MESA-SUS Estadual e acrescentou os novos já encaminhados pelos servidores das diversas unidades da rede.

11 reuniao digep 02

Dentre os itens da pauta está a solicitação de abono do ponto referente ao dia de greve nacional convocado pelas Centrais Sindicais que aconteceu em 14/06/2019. O sindicato pontuou que as unidades estão efetuando o corte do ponto sem a devida discussão. Nesse caso, a gestão comprometeu-se a orientar as unidades a registrarem a “falta greve” para não haver desconto até que esse dia seja efetivamente negociado.

A implementação de Organização Social, as chamadas OS – os, uma forma de privatização no serviço público, foi outro ponto discutido já que tem sido ventilada a hipótese de sua implementação no âmbito da Fhemig. Nesse caso, a gestão informou que está em vigência a execução de um estudo de viabilidade técnica, iniciado desde 2018, atendendo ao plano de governo informado por Romeu Zema, ainda na época de sua campanha eleitoral. Salientaram que a implementação desse tipo de gestão da força de trabalho depende da nova presidência, recentemente assumida pelo Dr. Fábio Baccheretti Vitor, ex-diretor do Hospital Júlia Kubitschek. O Sindicato posicionou-se terminantemente contrário a qualquer forma de privatização dos serviços prestados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e salientou já ter solicitado uma audiência pública na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) para tratar do tema, além de encaminhar ofício para a inclusão desse ponto para discussão em plenária do Conselho Estadual de Saúde do Estado.

Diversos problemas têm acontecido em decorrência da descentralização da gestão para as unidades hospitalares. A falta de alinhamento da comunicação a partir do nível central faz com que os diretores dos hospitais tomem decisões unilaterais prejudicando a oferta de serviços e os trabalhadores. Várias unidades relatam sérios problemas e, devido ao pouco tempo, as discussões aprofundadas dos casos já encaminhados ocorrerá na próxima reunião já agendada para agosto desse ano. No entanto, o Sindicato reforçou o excesso de aplicação de Termos de Ajustamento Disciplinar (TAD) que tem acontecido sem critérios. A esse respeito a auditoria da Administração Central fará um levantamento dos TAD aplicados e irão reavaliar caso a caso. O Sindicato será notificado do levantamento.

Quanto ao sério problema ocorrido no Centro Mineiro de Toxicomania (CMT) em que houve depredação de patrimônio público e agressão de trabalhadores, a FHEMIG informou que está em andamento a contratação de seguranças para a unidade e que amanhã farão reunião junto à direção para alinhamento e pontuação de problemas decorrentes do nível gerencial da unidade.

Outro problema relatado refere-se à escassez de servidores da MGS que são responsáveis pelo serviço de portaria e limpeza das unidades. A gestão informou que o Governo solicitou a necessidade de diminuição do quadro em cerca de 20%. Nesse caso, o Sindicato – apesar de não representar esses trabalhadores –, informa ampliar essa discussão já que o serviço prestado é de grande importância para o ambiente de cuidado à saúde. Comprometeu-se a articular, junto aos representantes desses trabalhadores, uma assembleia para busca conjunta por solução.

O Sindicato também encaminhou, para discussão, o atraso no pagamento do plantão estratégico e de horas-extras para a equipe de Enfermagem. Foi reiterado que o servidor acaba planejando sua vida financeira tendo-se em vista o período de realização dos plantões. Várias unidades tentaram argumentar que seria oferecida a folga como compensação, mas os trabalhadores requerem o valor pago em dinheiro. Segundo a gestão esse ponto já foi resolvido e os pagamentos em atraso serão lançados na folha de pagamento de julho.

Foi discutida a questão relacionada aos animais, especialmente população de cães, que vivem na área do Hospital Júlia Kubitschek. O sindicato entende que o assunto tem interface com a saúde pública e, por isso, participou de reunião nessa unidade para encaminhamentos referentes a melhor maneira de manejo e cuidado com esses animais. Como esse hospital possui uma extensa área subutilizada, está sendo analisado o encaminhamento que visa à criação de um local para que os animais fiquem abrigados, permitindo assim o oferecimento de abrigo, alimentação e cuidados veterinários que serão fruto de parceria com universidades preparando-os para adoção.

09 reuniao HJK 02

Fotos da reuninao ocorrida no HJK para tratar da questão dos animais

09 reuniao HJK

09 reuniao HJK 01

Para finalizar o sindicato irá enviar um ofício à Diretoria de Gestão de Pessoas, que está responsável pela efetivação desta Mesa, para formalizar os pontos de pauta e dar continuidade à discussão na próxima reunião de negociação local da FHEMIG.