Assembleia no HCM dá início as mobilizações na Fhemig e servidores mostram disposição para movimento grevista

Como início de uma série de Assembleias Locais na Fhemig, o Sindicato Único dos Trabalhadores da Saúde (Sind-Saúde/MG) organizou uma reunião com servidores do Hospital Cristiano Machado (HCM), em Sabará, nesta segunda-feira (17/04). Na pauta, estão o aumento dos plantões sem aumento dos salários, imposto pela Resolução 10.730, as ofensivas para privatização das unidades hospitalares e preparação para campanha por reajuste salarial. Com o auditório lotado, os trabalhadores manifestaram grande indignação com as medidas da gestão e defenderam a unidade do funcionalismo da saúde para iniciar um movimento grevista caso o governo não apresente proposta de negociação. As Assembleias locais irão continuar durante os próximos dias (veja abaixo a agenda já definida) e, ao final, uma Assembleia Geral da Saúde irá unificar o movimento.

Privatizações na Fhemig
O Hospital Cristiano Machado (HCM) entrou no alvo da Fhemig para transferir para as Organizações Sociais (OSs), mas os servidores já percebem os grandes entraves que acompanham esse repasse para a iniciativa privada. A diretora do Sind-Saúde Luciana Silva alertou os trabalhadores de que não tem nada definido e fez um apelo para que não cedam a pressão do governo para pedir transferência para outra unidade.

“Não tem que pedir permuta, transferência. Eu sei que o governo quer nos amedrontar para nos tirar da nossa casa, para ser mais fácil para eles o processo de transferência. O Cristiano Machado é a nossa casa. Nosso compromisso é com o SUS e nossa comunidade sabarense precisa desse Hospital funcionando, do Bloco funcionando”, reflete Luciana Silva.

O Sindicato informou que o processo de entrega do HCM está em processo de judicialização e a Organização Social Therezinha de Jesus – selecionada pela Fhemig – é investigada por desvios de recursos públicos em outras unidades que atua como mantenedora. Luciana lembrou que com a mobilização dos servidores e a atuação do Ministério Público, o último mandato do governo Zema não conseguiu entregar a iniciativa privada a gestão do Hospital Regional Antonio Dias (HRAD), em Patos de Minas, do Hospital Regional João Penido (HRJP), em Juiz de Fora, e do Hospital Regional de Barbacena (HRB).

Aumento dos plantões
Entrou em vigor neste mês de abril a Resolução 10.730 que criou uma grande revolta dos servidores com o aumento dos plantões. O Sind-Saúde/MG busca a revogação da medida e pede que os servidores se mantenham mobilizados para isso. Com a mudança, nos meses de 30 dias os servidores plantonistas passam a fazer 14 plantões e nos meses de 31 dias serão 16 plantões.

Data-base
O Sind-Saúde convoca os servidores para o início da campanha salarial que tem como data-base o mês de maio. A proposta do Sindicato é discutir o índice de reajuste que será reivindicado e aprovado em Assembleia Geral da Saúde. A diretora do Sind-Saúde/MG Dehonara Almeida provocou o aumento que o governador Zema deu a ele mesmo de 300% e indagou sobre as perdas salariais dos trabalhadores da saúde. “Porque o governador tem que receber R$41 mil e na saúde ainda tem gente ganhando menos que um salário mínimo?”
Os trabalhadores responderam ao questionamento com incentivos a participação efetiva nos movimentos reivindicatórios e disposição para entrarem em greve.

Por fim, a diretora Luciana relembrou o histórico de luta dos servidores do Hospital Cristiano Machado que sempre marcaram forte presença nas greves da saúde. Luciana apontou o poder de mobilização dos servidores da Fhemig que contam com quase 14 mil trabalhadores e enfatizou a importância para a vida dos trabalhadores da saúde dos projetos em tramitação na ALMG. O Sind-Saúde também está buscando apoio dos parlamentares para resolver os problemas da Fhemig.

Novas assembleias locais:
Complexo de Emergências (HJXXIII; HJPII; HMAL) 19/04 (quarta) às 14h