Zema impõe regra e passa projeto da reforma administrativa com folga na ALMG

Com a alegação de alterar a organização do Estado, o Projeto de Lei (PL) 358/23 de autoria do governador Zema, recebeu 45 votos favoráveis e 18 contrários no 1º turno da votação em Plenário da Assembleia Legislativa (ALMG). A tramitação ocorreu na tarde desta terça-feira (04/04). Para acompanhar o debate, servidores públicos do Estado lotaram as galerias e pressionaram os deputados contra o projeto. As mudanças propostas por Zema tem sido chamada de deforma do Estado e abrem caminho para as tentativas de privatização. Na saúde, a intenção do governo era transformar o Conselho Estadual de Saúde (CES-MG) subordinado à Secretaria de Saúde, o que contraria as diretrizes do controle social do Sistema Único de Saúde (SUS). Porém, o Plenário acatou o substitutivo apresentado pela deputada Beatriz Cerqueira (PT) que mantem apenas a vinculação. As Organizações Sociais (OS) na saúde foram retiradas do projeto após negociações.

Para beneficiar seus acordos políticos, o Projeto de Zema também cria mais duas secretarias: da Casa Civil e de Comunicação Social e oito novas subsecretarias. Os nomes dos aliados que são especulados para comandar as duas novas pastas são de ex-deputado federal Marcelo Aro (PP) e do ex-presidente do Partido Novo, Bernardo Santos.

Os parlamentares de oposição ocuparam a Tribuna para alertar sobre os impactos da proposta e efeito destrutivos dos serviços públicos que serão sentidos pela população. O afrouxamento do sistema de licenciamento ambiental também é uma das preocupações. Sem qualquer estruturação, o licenciamento ambiental em Minas será transferido da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) para a Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam). Os deputados de oposição alegam que o repasse desse licenciamento representa a menor fiscalização das Barragens rejeitos.

O texto aprovado incorpora, total ou parcialmente, oito emendas parlamentares das 71 apresentadas em Plenário anteriormente, durante a discussão da matéria. Duas propostas de autoria do deputado Sargento Rodrigues (PL) também foram acatadas no novo texto, uma delas determinando prazo de um ano para que o governo envie à ALMG um projeto de lei complementar contendo a Lei Orgânica da Polícia Penal. A outra emenda do mesmo parlamentar tem o objetivo de garantir à Polícia Civil o acesso ao banco de dados e recursos tecnológicos relativos ao atual Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran-MG).

Outra emenda acolhida é de autoria coletiva das deputadas Bella Gonçalves (Psol), Lohanna (PV) e Beatriz Cerqueira. Ela elimina a ideia da proposição de atribuir ao Conselho Estadual de Política Agrícola funções de definir a política estadual de conservação de solos e de sugerir medidas de incentivo à implementação de planos de manejo e conservação de solos.

Foi ainda incorporada ao substitutivo o teor de emenda do deputado Doutor Jean Freire (PT), que aperfeiçoa as competências da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, incluindo o fortalecimento do segmento de produtos agroecológicos, orgânicos e em transição agroecológica, com ênfase nos mercados locais e regionais, em sintonia com a Política Estadual de Agroecologia e Produção Orgânica.

Agora, o projeto retorna às comissões e depois é votado em segundo turno.

Votaram a favor
Adriano Alvarenga (PP)
Antônio Carlos Arantes (PL)
Arlen Santiago (Avante)