“Anúncio escondido”: ACE e ACS vão receber retroativo do piso salarial em Vespasiano

Depois de muita cobrança e pressão, do SINDSAÚDE e dos trabalhadores, a prefeitura de Vespasiano anunciou que irá cumprir a lei e realizar o pagamento retroativo do piso salarial dos Agentes de Combate à Endemias (ACE) e Comunitários de Saúde (ACS). A decisão foi comunicada somente aos Agentes na manhã desta segunda-feira (03/04). A informação chegou ao Sindicato Único dos Trabalhadores da Saúde (Sind-Saúde/MG) de forma extraoficial já que a prefeitura não fez qualquer comunicação ao sindicato, além de impor sigilo aos trabalhadores. Essa estratégia antissindical da gestão, é uma tentativa de enfraquecer o movimento dos trabalhadores, que foi potencializado nos últimos meses para exigir o pagamento.

A vitória é resultado da mobilização dos trabalhadores em conjunto com o Sind-Saúde, que organizaram várias reuniões, movimentos reivindicatórios para que a gestão cumprisse a Emenda Constitucional (EC) 120.

Apesar do anúncio sobre o retroativo, não foi apresentada a data na qual a prefeitura irá cumprir a lei federal e municipal e nomear estes trabalhadores. A diretora do Sind-Saúde, Núcleo Vespasiano, apesar da tentativa de alijamento, continuará a cobrar que a prefeitura apresente todas as informações necessárias. “Foi dito que o pagamento inicia no final do mês, resta saber em quantas vezes irão parcelar”, alertou.