Manifesto da SRS de Juiz de Fora sobre a greve geral na SES e ESP

Um Recado a Todos os Servidores Públicos da SES/MG e da ESP/MG!

É inacreditável o que vivenciamos nesta greve do Sistema Estadual de Saúde de Minas Gerais:

Desta vez, nem mesmo as migalhas (que geralmente caem da mesa de negociação) os servidores da SES/MG e da ESP/MG levaram, pois todos nós sabemos que somente a FHEMIG, a FUNED e a HEMOMINAS se colocaram na luta para reivindicar por salários e direitos trabalhistas que já estão regulamentados em lei, mas que o Governo insistia em não pagar.

Todos vocês podem conferir que o Termo de Acordo (clique aqui para ler) proposto pelo Governo para o encerramento do movimento paredista, contemplou apenas FHEMIG, FUNED e da HEMOMINAS como resultado da adesão desses órgãos à greve, de forma que mais uma vez eles poderão gozar de melhores percentuais de gratificação, reajustes e demais benefícios conquistados por eles desde outros movimentos.

Confiram também (em anexo) o que o Sr. Breno Avelar (secretário adjunto de Saúde) deliberou sobre a pauta emergencial da SES/MG, protocolada na mesa de negociação do acordo: Transcrição: “Ao Sind-Saúde, Conforme posicionamento do governo, constante do Termo de Acordo apresentado a este sindicato, a caso seja este Termo aceito, somente serão aceitas discussões sobre pontos relacionados ao Plano de Carreiras dos servidores no âmbito da Mesa do SUS ou no âmbito da política remuneratória Geral do Estado.” Ou Seja, o representante do Governo simplesmente ignorou as nossas reivindicações, tentando nos enrolar mais uma vez para a tal “Mesa Permanente de “Enganação” do SUS”.

Diante disso, permanecem no ar perguntas do tipo: Mas porque não recebemos nada? O que ocorreu para que a SES/MG, mais uma vez, não aderisse à greve? Acredito que todos têm a resposta, mas ouso em responder com propriedade (pois não sou sindicalista e sim servidor):

Muitos estão justificando o ocorrido como culpa do Sind-Saude (sindicato) que assinou um Termo de Acordo que não beneficiou a SES/MG. A isso respondemos que, só depois de os trabalhadores terem ocupado a antessala da Plenária da ALMG e lá permanecerem por 3 dias é que o Governo aparece com uma proposta razoável e, antes de ser assinada, foi apresentada em assembleia aos trabalhadores em greve. Como existia a maciça presença de servidores dos demais órgãos contra apenas um representante da SES, a proposta foi aceita. “Acho que os demais servidores da SES/MG não fizeram greve e nem apareceram nas assembleias porque estavam muito ocupados com seus interesses particulares…” E ainda têm uns “caras de pau” que enviam e-mails perguntando se a greve já acabou e o que ganhamos dessa vez.

Isso acontece porque nós da SES/MG e da ESP/MG, historicamente, temos adotado uma postura covarde frente aos movimentos grevistas, se repousando em interesses individuais temporários, medo, desinformação, cargos comissionados (que na maioria das vezes remuneram muito menos que os reajustes salariais ou quaisquer outros benefícios angariados pelos demais órgãos), etc. Além disso, nós da SES/MG e da ESP/MG estamos sempre colocando a culpa naqueles que não tem nada a ver com a negligência dos próprios trabalhadores em relação à luta por seus direitos.

Não se enganem! O Governo sempre agirá dando a devida atenção aos que exercem pressão (movimento coletivo), por isso ele tenta dividir a classe, forçando a criação de uma nova associação de poucos trabalhadores ou coisa parecida.

Agora, você que está indignado com esta situação, achando que o seu trabalho não é realmente valorizado pelo Sistema, ou tem medo de se aposentar por causa da drástica redução salarial, ou sabe que o salário pago a você é mesmo uma vergonha, pergunte a si mesmo: Eu aderi ao movimento de greve manifestando a minha insatisfação? Eu me esforcei para mobilizar outros colegas a ingressarem nessa greve que já trouxe resultados para os que lutaram?

Contudo, DECLARO A TODOS QUE ESTE NÃO É O FIM, POIS A GREVE NÃO ACABOU! O movimento que começou em Juiz de Fora atualmente vem ganhando forças entre as GRS’s, SRS’s e municipalizados de todo estado, bem como no Nível Central: Juiz de Fora, Leopoldina, Teófilo Otoni, São João Del Rey, Diamantina, Governador Valadares, Sete Lagoas, Uberlândia, Uberaba e Patos de Minas já estão em greve ou já se inclinaram para iniciá-la. Todas as outras demais unidades também sinalizaram adesão à paralisação.

Convocamos cada um, pelo Amor de DEUS, para unirmos forças na formação do maior movimento coletivo de paralisação da SES/MG e da ESP/MG dos últimos anos, pois temos certeza que os representantes do Governo só ouvirão a nossa voz se gritarmos juntos por um basta na precarização dos servidores da saúde.

Mesmo que muitos, equivocadamente, digam que o nosso trabalho não é relevante para pressionar o Governo, não acreditem. Exercemos a regulação de todo o Sistema de Saúde em Minas Gerais, pois sem o nosso trabalho os municípios serão incapazes de gerir a Saúde, não haverá o pagamento de procedimentos do SUS, se interromperá os repasses financeiros para o Sistema de Saúde, os alvarás sanitários deixarão de ser emitidos, os medicamentos de alto custo deixaram de ser distribuídos, a implementação das políticas públicas de saúde deixaram de ser concretizadas e, o caos se instalará. Todo o conhecedor do SUS sabe que somos o cérebro do Sistema!

NÃO HÁ MAIS O QUE ESPERAR. PARALISEM JÁ SUAS ATIVIDADES! FAÇAM MANIFESTAÇÕES! VAMOS À LUTA POR DIGNIDADE, RESPEITO E MELHORES CONDIÇÕES DE VIDA E TRABALHO! VAMOS FAZER COM QUE ELES APRECIEM A NOSSA PAUTA DE REIVINDICAÇÕES (EM ANEXO) E APLIQUEM OS 12% DA ARRECADAÇÃO EM SAÚDE, MELHORANDO PRINCIPALMENTE O SALÁRIO DA NOSSA CATEGORIA.

Enquanto Comando de Greve estaremos à disposição para orientar a todos sobre os rumos do movimento. Não se amedrontem por ameaças como corte de ponto ou punições truculentas, pois o Governo age com mãos de ferro e de forma ilegal contra os servidores. Podemos exercer legalmente o nosso direito constitucional de greve, deixando que esta organização sindical impeça todas as medidas arbitrárias do Estado. Por favor, se mobilizem, entrem em contato e deixem contato para providenciarmos assessoria mediante a articulação legalizada da greve e para organizarmos o encontro de todos os trabalhadores para uma super manifestação!!!!!

Atenciosamente,

Comando de Greve do Núcleo Regional de Juiz de Fora
SindSaúde-MG
www.sindsaudemg.org.br
Núcleo Regional (Juiz de Fora): (32) 3212-9082

Sind-Saúde Estadual: (31) 3207-4800