‘Juízes das redes sociais’ atacam trabalhador

Trabalhadores de Betim se unem contra linchamento de servidor da Zoonoses

 04 manifestação Zoonoses Rua4

Adesão dos(as) servidores(as) da zoonoses foi em peso e paralisação ocorreu no período da manhã

Contra um bombardeio de ameaças e xingamentos a um trabalhador da Zoonoses de Betim promovido nas redes sociais, servidores(as) se uniram e saíram às ruas da cidade em manifestação nesta segunda-feira (04/12). O ato em defesa ao colega é uma reação à enxurrada de injúrias que o trabalhador sofreu nos últimos dias com informações manipuladas que questionava a sua atuação em uma abordagem a um cachorro abandonado na rua. As fotos dele capturando o cão dentro dos procedimentos legais foram compartilhadas indevidamente e o ato vinculado injustamente a maus tratos teve uma repercussão desastrosa. A manifestação seguiu da Praça da Brasiléia até a prefeitura, onde uma comissão de trabalhadores(as) conseguiu ser atendida pela gestão.

 

Além da solidariedade ao colega, os servidores(as) alegam que o desconhecimento de parte da população sobre o serviço prestado da zoonoses leva a atitudes desrespeitosas com o servidor que está na ponta do atendimento. “Nosso trabalho é de saúde pública, somos responsáveis pelo controle de doenças que tenham contato com animais. Muita gente confunde a zoonoses como um lugar de acolhimento dos animais, mas nosso serviço não é esse” informa uma trabalhadora que também faz questão de ressaltar seu afeto pelos animais.

04 manifestação Zoonoses Rua2 

De acordo com protocolo recomendado pelo Ministério da Saúde, em seu Manual de Vigilância, Prevenção e Controle de Zoonoses (Brasília, 2016), cães ou gatos errantes e atropelados devem ser isolados e observados durante 10 dias para acompanhamento de provável infecção pelo vírus da Raiva, uma vez que um dos primeiros sintomas é a desorientação do animal, seguido de aumento da agressividade, coordenação motora, paralisia, salivação intensa, dentre outros de caráter neurológico, vindo o mesmo a óbito.

Devido principalmente a está suspeita, os agentes de combate a endemias são orientados a tomar todas as preocupações a fim de evitar acidentes causados por mordidas ou arranhaduras, sendo utilizados, portanto os cambões retrateis, quando há impossibilidade de realizar recolhimento destes animais com a utilização somente das mãos. Animais em sofrimento, machucados, em condição de rua, onde são submetidos a diversas ações de maus tratos, são arredios, podendo reagir com agressividade a abordagens com a finalidade de invasão de seu espaço de segurança.

 04 manifestação Zoonoses prefeitura2

 

Manifestantes chegaram à prefeitura por volta das 12 horas e sensibilizaram população para manifestar solidariedade 


Resposta do governo

 

Em resposta à manifestação na portaria da Prefeitura, a secretária-adjunta  da Ouvidoria da Secretaria Municipal de Saúde, Rita de Cássia da Mota Franco recebeu o Sind-Saúde Núcleo Regional Betim e uma comissão de trabalhadores. A ouvidora afirmou apoio ao ACE e classificou os ataques como uma manifestação política. “Conter o que sai na mídia e nas redes sociais a ouvidoria não pode, mas auditar de forma justa e imparcial sim”, disse Rita de Cássia.   

 04 manifestação Zoonoses reunião ouvidoria

O Sindicato cobrou da gestão uma postura mais clara em defesa do trabalhador que sofre as acusações injustas. A direção do Sind-Saúde Núcleo Regional Betim pediu também para acompanhar de forma ativa a auditoria que está sendo feita. De acordo com a ouvidoria, o caso está nas mãos dos técnicos da auditoria assistencial de saúde, ligada ao DENASUS (Departamento Nacional de Auditoria do Sistema Único de Saúde) e o processo requer tempo.

 

O Sind-Saúde ressaltou que essa auditoria deverá responder outras questões como o fato da zoonoses não ter levado à pericia a carcaça do animal, o que mostraria que o ACE não machucou o cão e outras como o porquê dele não ter sido levado ao lugar apropriado, como o hospital veterinário da PUC-Minas que a zoonoses tem parceria.     

 

O fato

No dia 22 de novembro, um pedido da população chegou à zoonoses de Betim para recolhimento de um cachorro cão atropelado em estado grave.  Sob orientação da coordenadora do Canil, o Agente de Combate à Endemias (ACE) Leandro** (nome fictício para preservar o trabalhador) tentou recolher o cão com as mãos limpas, porém sem sucesso, pois o cão tentou mordê-lo. Nesse momento o agente fez uso do cambão, ferramenta de trabalho utilizada para contenção de cães agressivos, e de rua que oferecem algum tipo de risco, e colocou o cão na Unidade de Recolhimento de Animais (URA). No momento do recolhimento ninguém prontificou-se a acolher o cão para encaminhá-lo ao tratamento. O cão em questão, veio a óbito no canil, após o horário de fechamento da unidade as 17:00 horas, não sendo possível precisar em qual momento entre este horário e as 08:00 horas do dia posterior, quando houve a ocorrência.

ace resgate cão

O Sind-Saúde e servidores(as) da zoonoses reafirmam mais uma vez sua solidariedade com o ACE vítima das agressões verbais e ameaças. A partir de fatos como este a população brasileira precisa compreender os limites do julgamento precipitado e a cultura do linchamento.

Veja o registro em vídeo da manifestação: 


04 manifestação Zoonoses concentração

Trabalhadores começaram concentração por volta das 9h30 na praça Brasileia e seguiram até a prefeitura

04 manifestação Zoonoses prefeitura

04 manifestação Zoonoses Rua3

04 manifestação Zoonoses Rua

04 manifestação Zoonoses Saida informe

04 manifestação Zoonoses Saida informe2

Trabalhadores aguardaram o resultado da reunião e ouviram os informes antes de terminar o ato