Grito dos Excluídos

7 de setembro acontece o 20° grito dos excluídos

grito dos excluidos

Nesse domingo, 7 de setembro, o Brasil comemora 192 anos de sua Independência. Paralelo aos eventos dessa data, todos os anos, diversos movimentos sociais e religiosos realizam por todo o país o Grito dos Excluídos.

Esse ano acontecerá o 20º Grito dos Excluídos, com o lema “Ocupar as ruas e praças por liberdade e direitos”. Em Belo Horizonte ele irá começar a se concentrar na manhã de domingo, às 9h30 na Praça da Estação. O Grito pretende estimular as pessoas a irem as ruas manifestar por seus direitos e ideias.

O movimento também apoia o Plebiscito que está acontecendo essa semana por uma Constituinte Exclusiva e Soberana do Sistema Político. O objetivo do plebiscito é pressionar a eleição de uma Assembleia Constituinte, para que essa possa formular uma reforma no sistema político.

A votação já teve um grande número de votos e quanto mais pessoas votarem “sim”, mais chances de uma reforma política urgente no governo. É possível votar online no site  www.plebiscitoconstituinte.org.br. As votações se encerram no domingo.

Assembleia dos trabalhadores da saúde

Já na segunda (8), acontece o Assembleia Geral da Saúde, na praça sete, às 10hrs. O objetivo é discutir as estratégias e intensificar as mobilizações dos servidores da saúde para a política remuneratória. Entre essas demandas que levou a greve da saúde em julho deste ano e ainda não foram atendidas pelo governo estão: a redução da jornada de trabalho para 30 horas semanais sem reajuste salarial, a melhoria do plano de carreira e a diminuição do tempo de promoção por escolaridade e progressão por tempo de serviço.

Vamos nos reunir para mostrar que com servidores da saúde não se brinca!