Fraudes em licitações na Funed

Corregedoria determina processo administrativo para suspeitos

funed

Foto: Charles Silva Duarte/O Tempo

Quatro envolvidos na denúncia de fraude em licitações da Funed irão responder a processo administrativo sobre o favorecimento em compras de medicamentos que somam R$ 40 milhões. Depois da investigação, a Corregedoria Geral do Estado (CGE) determinou no último dia 20 a abertura do processo administrativo. Agora os envolvidos têm até 30 dias para apresentar suas defesas. A denúncia foi feita há quase dois anos e por um ano ficou sem investigação nas gavetas da Funed.

Para preservar a identidade no processo que ainda não foi concluído, os nomes dos suspeitos publicados no Diário Oficial estão apenas com as iniciais e o número de matricula (MASP). Dos envolvidos, um continua na Funed, outro tem seu nome citado em outra ação do Ministério Público Federal do Distrito Federal que denuncia esquema de desvio de verbas que no total chegam a quase 1,5 milhão de reais, e outro – à época, do alto escalão da Fundação, hoje exerce também alto cargo de confiança na Vigilância Sanitária na Secretaria de Estado de Minas Gerais.

As denúncias de sobrepreço foram publicadas no jornal O Tempo em abril de 2011 e logo após a veiculação a CGE fez auditoria na Funed. Com uma lista de recomendações não cumpridas pela Fundação, a CGE instaurou o inquérito sobre conduta funcional irregular. O processo número 83/2013 corre sob sigilo, mas a decisão final deverá ser publicado daqui a 20 dias.

O Sind-Saúde/MG acompanha o processo e manifesta seu interesse pela apuração final do caso e, caso seja comprovado o esquema de corrupção e o envolvimento dos suspeitos, uma punição efetiva com os rigores da lei.

– Reportagem do Jornal O Tempo desta sexta-feira (03): Funed: Controladoria abre processo