Fhemig quer despejar Servidores da ADC

Assembleia delibera que transferência da Fhemig Central deve ser tratado no Conselho Estadual de Saúde (CES)

11-02-AssembleiaADC 01E

Trabalhadores da Fhemig Central participaram na manhã desta terça-feira (11/02) de uma assembleia para discutir sobre a proposta de transferência da ADC para a Cidade Administrativa, que já foi definida pela Fhemig para ser concretizada no mês de abril. Eles votaram na proposta de pautar a discussão no Conselho Estadual de Saúde/MG.

O Sind-Saúde esteve em reunião com o governo, ontem (10/02), para tratar do acordo para desocupação da Fhemig e da continuidade do contrato definitivo da empresa de fornecimento de alimentação dos trabalhadores da ADC. Durante a reunião eles foram surpreendidos com a informação de que os trabalhadores da Fhemig Central serão transferidos para a Cidade Administrativa. A justificativa, segundo a gestão, é que o prédio está com várias goteiras e precisa ser reformado.

11 02 Reuniao CAMG ADC Fhemig

Reunião na CAMG aconteceu na tarde desta segunda (10)

A diretora Neuza Freitas, questionou sobre as outras unidades da Fhemig. “Os pacientes de todas as 21 unidades da Fundação também irão para a Cidade Administrativa para reformar as unidades que estão há décadas em estado precário? Há muitas unidades que sofrem com goteiras há anos”, indagou.

A representante do governo foi comunicada que esta discussão, assim como a unificação das unidades HJXXIII, HMAL, HCM e HIJPII serão discutidos no Conselho Estadual de Saúde e na Assembleia legislativa de Minas Gerais (ALMG), pois ficou inviável o diálogo com um presidente que não tem compromisso com acordos assinados. Se mostrando ainda, uma gestão que ameaça trabalhadores de forma implacável.

“Impossível agora qualquer diálogo com este governo e a Fhemig, que conscientes de todos os problemas na fundação, não tomam providências. O silêncio da Secretaria Estadual de Saúde é sepulcral”, afirmou Neuza Freitas, diretora do sindicato.

11-02-AssembleiaADC 03E

Vestidos de preto, os trabalhadores e trabalhadoras simbolizaram o luto e se expressaram com muita indignação sobre a decisão de transferência e com a forma que a gestão da Fhemig tem tratado os servidores, os perseguindo e coagindo para não manifestarem suas posições. Foi relatado inclusive, que os cartazes de convocação para a assembleia foram arrancados e jogados no lixo, e uma ronda nas salas foi feita com ordens para que os trabalhadores não participassem da assembleia. A orientação é era que quem fosse participar deveria bater o seu ponto de saída.

11-02-AssembleiaADC 04E

11-02-AssembleiaADC 05E

Por unanimidade eles votaram na proposta de encaminhamento feita pelo sindicato, para que a discussão sobre a transferência da ADC seja feita no Conselho Estadual de Saúde de Minas Gerais com a participação de uma Comissão que foi tirada para representá-los.

11-02-AssembleiaADC 02E

Agora a tarde, a Comissão dos Trabalhadores da ADC se reuniram, juntamente com o Sind-Saúde com a Câmara Técnica de Gestão e Força do Trabalho do Conselho Estadual de Saúde. Ficou definido que a Plenária dos Trabalhadores no CES-MG para tratar sobre a transferência da Fhemig Central para a Cidade Administrativa e também sobre a junção dos hospitais HJXXIII, HMAL, HJPII e HCM acontecerá no próximo dia 02 de março às 9 horas no Conselho.

11 02 Reuniao CES Camara Tecnica ADC Fhemig 01

Reunião da Câmara Técnica do CES-MG definiu data de Plenária que vai discutir transferência

11 02 Reuniao CES Camara Tecnica ADC Fhemig 02