Enfermagem ganha força no Congresso

Pela primeira vez, duas frentes parlamentares em defesa da categoria são criadas para agilizar tramitação de projeto de lei

20 Frente Parlamentar Enfermagem 01

A Câmara dos Deputados foi ocupada por profissionais da enfermagem que aos gritos de “É 30 horas já!” participaram nesta terça-feira (20) do lançamento de duas frentes parlamentares em prol da categoria. A criação da Frente Parlamentar das 30 horas, coordenada pelo deputado federal dr. Mauro Nazif, e da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Enfermagem, com coordenação do deputado Célio Studart, foi acompanhada por cerca de 250 pessoas. Essa é a primeira vez no Congresso Nacional que duas frentes são lançadas em defesa de uma categoria.

A defesa da jornada de trabalho de 30 horas semanais para os profissionais de enfermagem é o ponto central da reivindicação. “As doenças mentais, como depressão e estresse, estão muito presentes entre os trabalhadores, vinculadas à carga horária e aos baixos salários”, disse a diretora do Sind-Saúde Neuza Freitas, que coordenou a caravana do Sind-Saúde que veio a Brasília com cerca de 150 pessoas.

20 Frente Parlamentar Enfermagem 05

Após a instalação das frentes, as lideranças foram recebidas pelo presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e defenderam que o Projeto de Lei 2295/2000, que trata da jornada de trabalho dos enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, entre na pauta de votação da Câmara imediatamente.

Como esse projeto tramita na Câmara há quase duas décadas, Rodrigo Maia definiu pela formação de um grupo de trabalho constituído por entidades profissionais de enfermagem e parlamentares para subsidiá-lo sobre as principais questões da enfermagem.

20 Frente Parlamentar Enfermagem 06

Estiveram presentes no lançamento da Frente entidades representativas como o Sindicato Único dos Trabalhadores da Saúde de Minas Gerais (Sind-Saúde/MG), a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Seguridade Social (CNTSS), Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), Associação Brasileira de Enfermagem (Aben) Confederação Nacional dos Trabalhadores na Saúde (CNTS), Associação Nacional dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem (Anaten), Executiva Nacional dos Estudantes de Enfermagem (Eneenf).