Por um SUS melhor

Diante do clamor nacional por mudanças estruturantes no país, o Conselho Nacional de Saúde (CNS) entregou ao Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, uma pauta com reivindicações para trazer avanços na saúde pública brasileira. A audiência aconteceu no dia 25 de junho. Nos dias 10 e 11 de julho o CNS volta a se reunir para tratar do tema. Neste encontro foram convidados os Ministro da Casa Civil Gilberto Carvalho, o Ministro da Saúde Alexandre Padilha, deputada Rosinha Presidente da Comissão de Seguridade Social da Câmara dos Deputados.

Também no dia 10/07 está previsto para acontecer o Dia Nacional de Mobilização e Coleta de Assinaturas do Movimento Saúde + 10, com a participação de Entidades Nacionais como: OAB, CNBB, Conass, Conasems, CONAN, CONTAG, Centrais Sindicais, além dos Conselhos estaduais e municipais de saúde.

A Mesa do Conselho Nacional de Saúde entende que esse é o momento para reunir forças e colocar a pauta da saúde em evidência, esforço que já vem sendo feito pelo CNS. “O Controle Social é uma pauta que deve emergir nesse momento. Precisamos avançar na agenda do CNS que dialoga com as necessidades da população”, afirmou a presidenta do CNS, Socorro Souza.

A Mesa Diretora do CNS se reuniu em audiência com o Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, para requerer a ampliação do debate de pontos que a Mesa considera de extrema importância e solicita ainda a inclusão da Presidenta da República no debate.

Entre os pontos de pauta estão a garantia do acesso público e de qualidade no SUS, com ampliação e estruturação da rede pública de saúde, garantia da saúde como dever do Estado, combatendo os processos de terceirização dos serviços assistenciais e a mercantilização da saúde humana, garantia de 10% das receitas correntes brutas da União para a saúde, a defesa da saúde como direito humano e de cidadania, ampliando o diálogo com a sociedade e opondo-se a projetos do Poder Legislativo que comprometem diretos humanos.

Com informações do CNS