Dieese: mínimo deveria ser de R$ 2.139,06 em novembro

O salário mínimo do trabalhador brasileiro deveria ter sido de R$ 2.139,06 em novembro para ele suprir suas necessidades básicas e da família, de acordo com estudo divulgado nesta quarta pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese). A constatação foi feita por meio da utilização da Pesquisa Nacional da Cesta Básica do mês passado, realizada pela instituição em 17 capitais do Brasil.

Com base no maior valor apurado para a cesta no período, de R$ 254,62, em Porto Alegre, e levando em consideração o preceito constitucional que estabelece que o salário mínimo deve ser suficiente para garantir as despesas familiares com alimentação, moradia, saúde, transportes, educação, vestuário, higiene, lazer e previdência, o Dieese calculou que o mínimo deveria ser 4,60 vezes maior que o piso vigente, de R$ 465.

Rio: CUT convoca dirigentes para pressionar os parlamentares sobre mínimo regional
Em nota divulgada nesta quarta, a CUT do Rio de Janeiro convoca todos os militantes e dirigentes sindicais para participar de audiência pública sobre o piso salarial regional do Rio de Janeiro, que acontecerá na próxima segunda-feira, na Assembléia Legislativa (Alerj).

“É de suma importância que todos os sindicatos e entidades do movimento social convoquem, mobilizem e organizem caravanas de suas bases para estar presente nesta audiência pública, para pressionar os parlamentares a votarem na proposta de piso do salário mínimo regional do nosso Estado, apresentada pelos trabalhadores e a inclusão de novas faixas”, diz a nota.

Segundo a entidade, no estado do Paraná, o piso regional é 30% maior que o salário mínimo nacional. A proposta da bancada dos trabalhadores é de 21,66% de reajusta e a inclusão de novas faixas salariais.

Fonte: CUT MINAS