Dia 28 é o limite

Prazo para nova proposta foi dado em reunião com a Fhemig, trabalhadores alertaram sobre risco de greve

20 Assembleia HJXXIII

Os(as) trabalhadores(as) da Fhemig reafirmaram a exigência da redução da jornada de trabalho, sem prejuízo dos salários, para todos(as). A categoria, mobilizada em todas as unidades, começou o protesto desta terça-feira (20/10) em frente a portaria do Hospital João XXIII, seguiram em passeata até a sede da Fhemig, onde conseguiram uma reunião com a presidência da Fhemig, equipe técnica da Fundação e representante da Seplag. Como resultado da reunião foi estabelecido um prazo até quarta-feira da próxima semana para que outros encontros ocorram com objetivo de avançar de fato na proposta. O Sind-Saúde alertou que Assembleia dos(as) Trabalhadores(as) da Fhemig será convocada para o dia 28 de outubro e terá indicativo de greve.

20 assembleia reunião

O Sindicato criticou mais uma vez o critério apresentado pelo governo de limitar a opção pela jornada de trabalho de 30 horas  apenas para os plantonistas. O Sind-Saúde/MG argumenta que é inviável diferenciar a redução da jornada para profissionais da mesma função que tem a escolha de esquema de plantão definido pela necessidade da gestão. O Sindicato lembrou que em nenhum estado que já implantou as 30 horas semanais na saúde teve esse critério estabelecido. Como exemplos foram citados os estados de São Paulo, Rio de Janeiro e a capital federal. Os sindicalistas cobraram também a responsabilidade do governo com o compromisso assumido antes mesmo da eleição.

O Sind-Saúde vai encaminhar à Mesa Estadual de Negociação Permanente do SUS, que acontece nesta quinta-feira (22/10), a inclusão da pauta das 30 horas. O objetivo é acertar com a Secretaria Estadual de Saúde a abrangência da proposta para todos(as) os(as) trabalhadores(as). Em paralelo a ação do Sindicato, foi acordado que uma nova reunião com o governo, com a participação da Seplag que deverá ocorrer antes da assembleia dos trabalhadores da Fhemig na próxima semana.

20 assembleia reunião 2

Para o Sind-Saúde, o fundamental é ter a proposta concreta do governo, com a definição de cronograma escalonado para que todas as categorias sejam incluídas na jornada de 30 horas semanais, conforme preconiza a Organização Mundial da Saúde (OMS). O Sindicato pediu bom senso do governo na abrangência da proposta. A direção da entidade apontou que se para a área da assistência o trabalho é mais penoso e, por isso, mais urgente as 30 horas, para a área administrativo o impacto financeiro é irrelevante para a gestão.

Advertência

O Sindicato alertou o presidente da Fhemig, Jorge Nahas, que a categoria também sinaliza para uma paralisação ou greve por tempo indeterminado caso as negociações não avance. Trabalhadores(as), vamos manter nossa organização e mobilizar nosso local de trabalho para a Assembleia dos Trabalhadores(as) da Fhemig do dia 28 de outubro. A data é simbólica para marcar uma conquista histórica, já que é dia do Servidor Público. Fortaleça esse movimento. Quem participa, decide!

30 horas sem redução, servidores unidos fazem acontecer!

20 Assembleia Joao 2

20 Assembleia drjean

Deputado estadual Dr. Jean esteve na Assembleia em apoio aos trabalhadores(as)

20 assembleia lucia e neuza