Deputados de oposição prometem impedir recesso parlamentar se negociação com funcionalismo não acontecer

almg - site.jpg Luiz Humberto - site.jpg rogerio correia 13 site.jpg

Pronta para ser votada pelos deputados, a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) está agora no alvo das categorias em greve do funcionalismo. A estratégia proposta por deputados de oposição é barrar a votação do projeto do governador até que aconteçam as negociações com as categorias em greve. A LDO entrou na pauta da Assembleia Legislativa (ALMG) nesta quarta-feira (13) e os deputados de oposição foram os únicos que compareceram no plenário para garantir que o projeto não fosse votado. Para encerrar o primeiro semestre legislativo deste ano, a ALMG precisa aprovar a LDO. Com os parlamentares pressionando aumento a força do funcionalismo mineiro.

Os trabalhadores em greve estão dispostos a acompanhar todas as sessões parlamentares para pressionar que os 23 deputados que compõem a bancada da oposição mantenham o compromisso de barrar a votação. As galerias do plenário estavam lotadas na tarde desta quarta-feira.  Em todas as falas dos deputados oposicionistas que se revezavam na tribuna foram destinadas à cobrança de negociações com os sindicatos da educação e saúde.

Bastidores

Aproveitando o momento de pressão, diretores do Sind-Saúde e alguns trabalhadores percorreram os gabinetes em busca de apoio e intermediação. Na ala governista, quem recebeu os trabalhadores foi o líder de governo, deputado Luiz Humberto (PSDB). Segundo ele, o governo está preparando uma proposta que será apresentada nesta quinta-feira (14) ao Sind-Saúde.

O Sindicato comunica a categoria que até o momento não recebeu nenhum comunicado de agendamento de reunião. O diretor do Sind-Saúde, Renato Barros, advertiu que aguardará a proposta até sexta-feira, quando a categoria se reúne em assembleia novamente para decidir se a greve continua.

O deputado Rogério Correia também se comprometeu a entrar em contato com a Secretaria de Planejamento e Gestão, Renata Vilhena para cobrar a abertura das negociações o mais urgente possível.

Na pauta dos deputados

Os servidores da saúde já realizaram várias assembleias e manifestações na Assembleia Legislativa e diretores do Sind-Saúde já se reuniram com vários deputados, incluindo o presidente da ALMG, deputado Dinis Pinheiro e o presidente da Comissão de Saúde, deputado Carlos Mosconi. Além disso, os grevistas da categoria fizeram um mutirão na última segunda-feira (11) para entregar para todos os deputados um ofício do Sind-Saúde informando a necessidade e a realidade da greve da saúde e solicitando a intermediação dos parlamentares junto ao Executivo para que as negociações sejam abertas. Apenas dois deputados receberam os trabalhadores. Para os demais, o ofício foi deixado com assessores.