Depois de mobilização dos trabalhadores, governo recua nos cortes de salários dos servidores da Fhemig e Hemominas

Os cortes de salário dos servidores da Fhemig e Hemominas, através de descontos na ajuda de custo, não irão mais ocorrer e luta agora é por pagamento retroativo dos meses passados. O Sindicato Único dos Trabalhadores da Saúde (Sind-Saúde/MG) vinha denunciando os descontos indevidos que em muitos contra cheques chegavam a mil reais cortados do salário, em alguns casos, servidores receberam R$700,00 com os descontos. Nesta quinta-feira (08/04) o governo estadual voltou atrás e publicou o Decreto 48.172 que retoma as regras antigas da ajuda de custo em relação a compensação de horários. 

O Sindicato reuniu com governo e denunciou os cortes dos salários. Em resposta ao ofício 011/2021 enviado pelo Sind-Saúde Sind-Saúde, a Digep respondeu nesta quinta (08) que “a FHEMIG juntamente com a SEPLAG, já estão trabalhando conjuntamente para readequar a Resolução Conjunta aos moldes do Novo Decreto.” Com o recuo do governo nos absurdos cortes de salário, a paralisação marcada para o dia 09 de abril foi suspensa. O Sindicato alerta ainda que a suspensão é temporária até as negociações com o governo sobre o prazo de pagamento do retroativo dos cortes anteriores.  

Com o decreto, os atrasos e saídas antecipadas voltam a poder ser compensados dentro de cada mês. O Sind-Saúde mostrou indignação com tamanho prejuízo aos trabalhadores da linha de frente durante a maior crise sanitária do país. 
Na próxima reunião da Mesa SUS o Sindicato irá solicitar ao governo um prazo urgente para o pagamento dos valores dos meses anteriores.