Comissão do PCCV em Neves

Trabalhadores da saúde elegem representantes para comissão que discutirá plano de carreiras

Votação

Mais um capítulo para a construção do plano de carreiras foi escrito pelos(as) trabalhadores(as) da saúde de Ribeirão das Neves. Em uma escolha democrática, a categoria elegeu na tarde desta quinta-feira (15) seus representantes para compor a comissão paritária que tem o objetivo de fazer os estudos para a aplicação do Plano de Cargos, Carreiras e Vencimento (PCCV). Os votos dos(as) trabalhadores(as) foram para os enfermeiros Robson Fernandes da Cruz e Rafael Carneiro Brito, como suplente ficou a técnica de enfermagem Maria da Glória dos Santos Damasceno. A escolha foi feita em assembleia da categoria realizada no Caic de Ribeirão das Neves.

Mesa Neves

O PCCV já é lei em Ribeirão das Neves (lei municipal 3.741/2016), porém ainda não foi aplicado no município. A diretora do Sindicato Único dos Trabalhadores em Saúde (Sind-Saúde) Núcleo Ribeirão das Neves, Odete Maria, reafirmou o papel protagonista dos trabalhadores na construção deste plano. “O nosso plano foi arrancado na unha e no dente, na rua com mobilização. Esse plano foi estudado por três anos com transparência para contemplar todos os níveis da carreira” relembrou Odete junto aos trabalhadores.

Assembleia vista

A convocação da assembleia foi destinada para dar transparência ao processo de escolha dos representantes dos trabalhadores. A diretora do Sind-Saúde Núcleo Ribeirão das Neves, Eva Alípia, leu para os presentes as últimas duas atas das reuniões da Mesa Municipal de Negociação Permanente do SUS e fez um histórico da discussão. “Foram duas reuniões importantes para o plano de carreiras. Na ata consta claramente a percepção do prejuízo aos trabalhadores pelo plano ainda não ter sido aplicado. E foi na última Mesa que ficou pactuado o número de dois representantes dos trabalhadores para compor a comissão paritária” disse Eva que destacou que em todas as reuniões foi colocado em pauta a discussão do PCCV e informou que as atas estão disponíveis aos trabalhadores.

Acompanharam a Assembleia o vice-presidente do Conselho Municipal de Saúde, Pablo Acácio, o superintende municipal de assistência à saúde, Rodrigo Martins Diniz, o diretor estadual do Sind-Saúde, Zilar Fernandes, e o advogado do Sindicato, Gilmar Viana. Todos destacaram a importância desse processo de escolha e o passo para efetivação do plano de carreiras para os trabalhadores da saúde.

Três candidatos

Representantes

Os escolhidos para representar a categoria já conhecem com profundidade o debate para construção do PCCV. Robson Fernandes da Cruz é enfermeiro na UPA Joanico Cirilo de Abreu, participa do Conselho Municipal de Saúde desde 2013, integrou a Mesa de Negociação Permanente do SUS em 2014, pouco depois da sua implementação e está desde o início na ddiscussão do PCCV. Segundo ele, o plano de carreiras poderá colocar fim à rotatividade dos servidores no município. “O plano visa a valorização do servidor e diminuir a saída de Neves para outros municípios. Servidor bem remunerado rende mais do que servidor desvalorizado” avalia.

Rafael Carneiro Brito, também enfermeiro, é lotado no Hospital São Judas Tadeu no setor de urgência há 10 anos. Participa da Mesa SUS há 6 meses e acompanhou o final do debate do PCCV. Para ele o mais importante nesse próximo momento é fazer o levantamento dos dados para avaliar o impacto. “Vamos começar do zero, mas depois será mais fácil com os novos servidores e reposicionar com o tempo na carreira”, considera Rafael.

Ribeirão das Neves tem aproximadamente 2.400 servidores da saúde. A lei 3.741/2016 prevê, entre outros itens, a evolução na carreira por tempo de serviço e escolaridade. Segundo a nova legislação, a cada três anos, o servidor tem direito a uma promoção por tempo de serviço