Carreira em pauta

Trabalhadores e governo definem cronograma para a criação da proposta do plano de carreira para a saúde

25.05.Carreira em pauta3

 

Aconteceu na manhã desta segunda-feira, 25/05, a segunda reunião estratégica para construção de propostas para os Planos de Carreiras dos trabalhadores da saúde de Minas Gerais na Escola de Saúde Pública, com a presença de representantes dos trabalhadores e do governo.

 

Os representantes da Secretaria de Planejamento e Gestão do Estado escutaram os posicionamentos e exigências levantadas durante a reunião, propuseram que as discussões sejam feitas de forma setorizadas e se comprometeu de apresentar de forma conjunta a proposta de governo.

 

O Sind-Saúde/MG cobra incorporação da Unimontes na proposta do Sistema Estadual de Saúde, já que a carreira dos servidores do Hospital Universitário e parte do campi pertencem a formação do SUS Estadual.

 

Confira abaixo quando serão as próximas reuniões com as respectivas unidades:

 

  • FUNED e Hemominas – Segunda-Feira, 01/06, às 09h30 – Escola de Saúde Pública
  • ESP e SES – Terça-feira, 15/06
  • FHEMIG – Segunda-feira, 08/06
  • UNIMONTES e UEMG – Sexta-feira, 12/06

 

Sobre a jornada de trabalho de 30 horas sem redução salarial, vale lembrar, que Minas Gerais foi pioneira no Brasil, em 1986 no governo Hélio Garcia, ao implementar a carreira das 30 horas semanais para o funcionalismo. Na contramão da história, em 2005, os trabalhadores do Sistema Estadual da Saúde do Estado foram golpeados pelo então governador Aécio Neves, que na contramão de uma recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS), criou a carreira de 40 horas semanais e levou milhares de trabalhadores para o sacrifício.

 

A redução da jornada representa uma grande luta dos trabalhadores e o governo atual se comprometeu com a categoria durante as negociações.