Ipsemg insiste em cobrar ainda mais dos servidores

Em reunião do Comitê de Negociação Sindical (CONES) realizada nesta quarta-feira (01), a presidente do Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais (Ipsemg), Jomara Alves apresentou aos sindicatos o plano de ações da instituição para 2012, que inclui aumento dos valores a serem cobrados dos beneficiários.

O Sind-Saúde se manifestou contrário que os servidores sejam penalizados pela falta de uma política de saúde de Estado para os funcionários públicos. As primeiras alterações na assistência já estão em vigor e foi marcado para abril a primeira discussão específica sobre a “cooparticipação” (pagamento por cada procedimento realizado). O Sindicato irá pressionar para que esse pagamento nunca seja instituído.

O Sind-Saúde acredita que o aumento do rol de beneficiários e dos valores de contribuição mensal, além do necessário repasse do governo estadual, já são suficientes para manter o financiamento do Ipsemg, sendo desnecessário onerar ainda mais o servidor cobrando-lhe por cada consulta, exame ou internação. O Estado contribuirá com apenas 50% do montante pago pelos servidores.

A diretora do Sind-Saúde e servidora da Fhemig, Maria Lúcia Barcelos, reforçou que, mais uma vez, quem sofrerá serão os que recebem menos. “O ônus vai sair dos que ganham os mais baixos salários, que são os servidores da educação e da saúde”, disse Lúcia.

Os servidores têm até o dia 29 de fevereiro para deixar de ser beneficiário e para excluir dependente ou pensionista, e com efeito retroativo a 1º de janeiro de 2012. Se sair, para voltar o servidor terá de esperar 90 dias. Os beneficiários têm até o dia 31 de março para incluir dependente para não ter carência.

Clique aqui para acessar a cartilha do Instituto que traz todas as modificações. No site do Ipsemg, também é possível calcular o valor da contribuição usando um simulador. Clique aqui para acessá-lo.

000reuniao_cones_ipsemg_fev12.jpg

000reuniao_cones_ipsemg_fev12_2.jpg

Presidente do Ipsemg, Jomara Alves apresentou para os representantes sindicais as propostas de alterações no Instituto para 2012. Reunião foi realizada na Cidade Administrativa.