Caravanas de agentes comunitários de todo país são recebido no Palácio do Planalto

A Cntss e agentes comunitários são recebidos pelo Ministro Gilberto Carvalho através de seu assessor José Lopes Feijó

No dia 18 de maio (quarta-feira) representantes da CNTSS/CUT, a presidenta Maria Aparecida Faria, o diretor Fernando Cândido e dirigentes sindicais dos agentes comunitários de saúde e de endemias, de vários estados , estiveram reunidos com o assessor do Ministério da Secretaria Geral da Presidência da República, José Lopes Feijó, cobrando a Regulamentação do EC 63 que dispõe sobre o piso salarial profissional nacional e diretrizes para os Planos de Carreira de Agentes comunitários de saúde e agente de combate à endemias.

Feijó afirmou que é prioridade do Governo de Dilma o investimento na atenção básica da saúde e atender as reivindicações da nossa categoria é reconhecer nosso trabalho e nossa importância, além da promoção da valorização destes trabalhadores.

A Secretaria Geral da Presidência da República é responsável por auxiliar o presidente na “articulação com a sociedade civil’, portanto na avaliação de Maria Aparecida Faria, o resultado da reunião teve um saldo muito positivo, pois a regulamentação da EC-63 deve se dar através de um projeto de lei oriundo do Executivo, “ precisamos do apoio da Secretaria para que a Presidenta Dilma possa promover a tão sonhada regulamentação da emenda constitucional que dispõe sobre o piso salarial dos ACS e ACE”.

Ato Nacional de luta dos ACS e ACE pressiona lideres do Governo e trás resultados para a categoria

Neste mesmo dia, caravanas, com centenas de agentes comunitários de saúde e de endemias , oriundos de vários estados , realizaram o Ato Nacional de Luta da categoria, tendo como proposta pressionar os líderes do Governo para votarem na Regulamentação do EC 63.

Para Fernando Cândido Nascimento, diretor da Cntss e presidente do Sindac/AL esse Ato Nacional de Luta foi de extrema importância. “ Reunir centenas de gentes comunitários de todo o país para fazer este ato aqui em Brasília não é uma tarefa. Somos sindicatos pequenos, com pequena arrecadação. Conseguimos cumprir essa tarefa com muito esforço e muito empenho de cada e o resultado não poderia ser melhor. Fomos recebidos em audiência pelo Deputado Marco Maia -Presidente da Câmara, Líder do Senado – Humberto Costa, e líder do governo na Câmara, deputado Cândido Vaccarezza (PT-SP). Acreditamos que a EC 63 deva entrar na pauta ainda este semestre”.

Fonte: CNTSS