Betim: Prefeitura insiste em abono, mas trabalhadores querem salário

Com respostas prontas e fugindo de todos os questionamentos, representantes do governo de Betim compareceram na Câmara de Vereadores nesta segunda-feira (21/03), mas frustrou a expectativa do cerca de 500 trabalhadores presentes na audiência pública. O debate contou com pressão dos trabalhadores que queriam ouvir do governo a mudança do abono salarial para uma proposta de reajuste e retomada do plano de carreira.

Mesmo com mais de três horas de debate e apresentando números e argumento, o governo não conseguiu responder as principais perguntas e saíram com a mesma proposta de abono que motivou a audiência.

O diretor do Sind-Saúde, Tomaz de Jesus, cobrou a responsabilidade social do governo que só fala na lei de responsabilidade fiscal.  “A responsabilidade social deve estar acima da responsabilidade fiscal. Diante disso, eu sugiro que o governo da Maria do Carmo Lara e Alex Amaral demita todo o seu secretariado que se mostra incompetente com a demanda social”.  Além do reajuste, Tomaz lembrou os outros pontos da pauta de reivindicação como o tick de refeição que não está sendo pago desde o ano passado.

A coordenadora do Sindicato dos Professores (Sind-Ute), Beatriz Cerqueira, questionou o argumento do governo de que o município está em crise. “O Brasil teve crescimento de 7% do PIB, Minas também mostrou crescimento. A crise que atinge Betim só atinge o município.” retrucou Beatriz. Segundo a coordenadora do Sind-UTE, o governo suspendeu o dialogo com os trabalhadores através da Mesa de Negociação. Para a sindicalista, o governo não quis avançar nem um pouco na audiência e mostrou números e argumentos que todos já conheciam.

Estiveram presentes na audiência os representantes dos trabalhadores da saúde, educação e segurança. Na representação do governo estavam o secretario da Fazenda, Luiz Fernando Mendes, e  o auditor do municípioTarcisio Caporali.

Acompanhe fotos da Assembleia

001trabalhadores de BETIM.jpg

Auditório da câmara lotado e trabalhadores exigem reajuste salarial.

002trabalhadores betim.jpg

Três horas de debate e governo insiste na proposta de abono.