Avanços em Pedro Leopoldo

Secretária de saúde se compromete a regularizar os ACS e ACE, discutir de plano de carreira e implantar Mesa de Negociação do SUS

Em reunião realizada com o Sind-Saúde nesta sexta-feira (22), a secretária de saúde de Pedro Leopoldo, Heloísa Rodrigues afirmou que a prefeitura tem interesse e vai regularizar a situação do regime jurídico dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate às Endemias (ACE) da cidade, transformando-os em estatutários e os garantindo os mesmos direitos dos servidores efetivos. Essa é uma reivindicação que o Sind-Saúde está fazendo em todas as cidades em que representa os servidores municipais da saúde. Quem está participando das negociações em Pedro Leopoldo é a diretora estadual do Sind-Saúde e responsável pelos assuntos do interior, Lionete Pires.

Diante das demais reivindicações do Sindicato, a secretária também disse que a Mesa Municipal Permanente de Negociação do SUS será implantada. A Mesa é uma instância de discussão entre representantes do governo e dos trabalhadores com o objetivo de buscar soluções para as demandas dos servidores e do serviço público de saúde. Também é de interesse do município, segundo a secretária, em se discutir a implantação do Plano de Cargos Carreiras e Salários em Pedro Leopoldo.

Uma nova reunião, que além do Sindicato e da secretária contará com os coordenadores dos agentes e da Atenção Básica, será realizada em abril.