AUDIÊNCIA PÚBLICA

Insegurança em unidades da Fhemig será discutida pelos vereadores

galba veloso2

 

As condições de segurança nas unidades de saúde da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (FHEMIG) serão discutidas em audiência pública da Comissão de Saúde e Saneamento nesta quarta-feira (24/9), às 16h, no Plenário Paulo Portugal. Ao requerer a realização da audiência, o vereador Doutor Sandro (PROS), que é servidor da Fhemig, afirmou que os trabalhadores da Fundação se encontram vulneráveis a atos de violência e, juntamente com a Comissão de Servidores Públicos Estaduais, coordenada pelo Sindicato Único dos Trabalhadores de Saúde (Sind-Saúde/MG), demanda medidas estruturais que garantam a segurança das unidades de saúde controladas pelo estado.

O Sind-Saúde apresentou à Fhemig relatório produzido por uma empresa de consultoria na área de segurança e saúde do trabalhador, que elenca 34 medidas que podem reduzir riscos à segurança dos colaboradores da Fundação, no entanto, de acordo com o Sindicato, as sugestões não foram implementadas. Entre as medidas estruturais que podem ser tomadas para defender os servidores estão a instalação de detectores de metais nas entradas das unidades de saúde, o controle de entrada e saída de pessoas, a criação de portas de emergência e a desobstrução daquelas já existentes. Além disso, foi constatada a existência, em hospitais psiquiátricos, de móveis de madeira e ferro que podem ser usados como instrumentos de agressão por parte dos pacientes, bem como a falta de telas em janelas.

Outro problema frequente diz respeito ao atendimento médico de presidiários com transtornos psiquiátricos nas unidades da Fhemig. A presença de condenados pela Justiça aumenta a sensação de insegurança dos servidores, uma vez que já houve casos de agressões e de tentativa de fuga por parte de detentos em atendimento médico.

O Sind-Saúde também tem demonstrado preocupação com o acesso de pacientes psiquiátricos a drogas ilícitas. Servidores da Fhemig denunciaram à imprensa o uso de crack por internos do Galba Veloso, hospital localizado na região noroeste de Belo Horizonte.

Durante a audiência, representantes do sindicato, do governo do Estado, das unidades hospitalares, da diretoria da Fhemig, da Polícia Militar, da Polícia Civil e de outros órgãos públicos irão discutir medidas que podem vir a ser implementadas para aumentar a segurança dos servidores e pacientes da Fhemig, especialmente, nas unidas psiquiátricas.


Fonte: CMBH