Audiência Pública Fhemig

Sind-Saúde participa de audiência pública na ALMG para debater problemas da FHEMIG

(Sarah Torres/ALMG)

Nessa quarta-feira (13/05), foi realizada uma audiência pública com a comissão de saúde da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), para debater as demandas e dificuldades da FHEMIG. O deputado Arlen Santiago (PTB) disse que a comissão irá acompanhar os desdobramentos do acordo entre governo e servidores da saúde para verificar se as promessas estão de fato sendo colocadas em prática.

O acordo assinado na última terça-feira (12/05) pelo Sind-Saúde conta com abono de R$190, a ser incorporado ao salário em quatro parcelas no período de um ano e, também, a redução da jornada de trabalho de 40 para 30 horas semanais.

A diretora do Sind-Saúde, Lúcia Barcelos, falou da necessidade em melhorar a segurança dos trabalhadores, que são agredidos com frequência pelos pacientes. Ela afirmou que o acordo feito com o governo foi uma vitória para a categoria. “No governo Aécio Neves, aumentaram a jornada de trabalho. Fernando Pimentel agora vai voltar com essa jornada sem desconto do salário”, disse.

lucia

(Sarah Torres/ALMG)

Deputados aprovam audiências e visitas

Três audiências públicas foram aprovadas na reunião. Uma delas, solicitada pelo deputado Duarte Bechir (PSD), tem a finalidade de discutir os reflexos da Emenda à Constituição Federal 86, de 2015, que altera os percentuais mínimos de aplicação de recursos públicos na saúde. De autoria do mesmo deputado, foi aprovado requerimento de reunião conjunta com as Comissões de Prevenção e Combate ao Uso de Crack e Outras Drogas e de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência para conhecer ações de inclusão social e acessibilidade desenvolvidas pelo Museu de Ciências Morfológicas da UFMG. De autoria do deputado Fred Costa (PEN), foi aprovada audiência para discutir a destinação do lixo hospitalar e do lixo comum no Estado.

Também foram aprovados dois requerimentos do deputado Arlen Santiago para a realização de visitas aos presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), e do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), para discutir o que ele chama de “apagão da saúde” no Brasil.

Com informações de ALMG