Aprovados da SES

ESCLARECIMENTO AOS APROVADOS DA SES QUE AGUARDAM NOMEAÇÃO


O Sindicato Único dos Trabalhadores da Saúde (Sind-Saúde/MG) reitera veementemente o apoio aos aprovados no último concurso da SES e, assim como desde o início, cobra a nomeação por parte do governo estadual. A atuação do Sindicato é, ao lado dos(as) trabalhadores(as) – e neste caso em especial futuros servidores da saúde –  lutar para fazer valer nossos direitos e conquistas. A realização do concurso público da SES em 2014 foi também uma insistente cobrança do Sind-Saúde/MG junto ao Ministério Público devido a latente falta de pessoal na Secretaria de Estado da Saúde. Infelizmente as lutas travadas pelos(as) trabalhadores, representados pelas entidades sindicais, não são fáceis e só são possíveis quando coligado com muita unidade, mobilização, resistência e persistência.

Foi assim, com inúmeras solicitações e pressões que conseguimos ver aprovado a realização do concurso da SES. Sem deixar de considerar o obvio também:  nossa justa reivindicação só aconteceu no último mês do governo anterior, dias antes de entregar as chaves do Estado. Comemoramos a tão esperada conquista e, junto com os aprovados, fomos surpreendidos com a não nomeação. Iniciamos assim diversas cobranças ao governo estadual (algumas matérias com este histórico de luta são recuperadas em links logo abaixo). A direção do Sind-Saúde foi procurada por uma comissão de nomeados e formamos em conjunto uma estratégia de pressionar o governo para as nomeações. Conseguimos agendar reuniões, pautamos isso em nossas reivindicações, solicitamos e participamos de audiências públicas, convidamos os aprovados para nossas assembleias e agendas sindicais. Nas Assembleias e reuniões de negociações o espaço para a reivindicação de convocação imediata dos concursados sempre foi aberto. 

Assim como também acontece na luta sindical, muitos dos aprovados participaram das agendas convocadas. Outros tantos optaram por não fazer a luta coletiva que estavam sendo colocadas. Em todos os espaços o Sindicato manteve a cobrança. O momento é de manter a unidade. O Sindicato não faz nenhuma luta sozinho e convoca aos aprovados a se manterem nesta batalha. A diretoria do Sind-Saúde reitera a abertura de dialogo com a comissão e continuará com a pauta que é histórica sobre concursos públicos e o quadro efetivo no serviço público.

Repudiamos o descaso do governo com os aprovados no concurso. Sabemos e denunciamos a falta de pessoal e o alto número de terceirizados que sucateia o trabalho na SES.  A realidade na saúde é de péssimas condições de trabalho, em cada carreira existe inúmeros problemas que desvalorizam os cargos na saúde. Cabe ao Sind-Saúde lutar e organizar a categoria para que lute para mudar essa realidade. Não abandonamos e nem desistimos de nenhuma dessas batalhas. Por mais árduas que possam ser estamos diariamente envolvidos com todas essas pautas.  

Por fim, o Sind-Saúde esclarece seu papel de cobrança, de manutenção da luta e de denuncia do descaso cometido pelo governo, neste e em diversos outros casos. A entidade sindical, que representa os anseios da categoria não é capaz de impor as reivindicações. O processo de luta é continuo e feito por muitos. A construção de uma categoria forte e de conquistas nas reivindicações passa, sobretudo, por sindicatos fortes e com participação dos envolvidos.

Veja algumas das vezes que o Sind-Saúde pautou e exigiu a nomeação dos aprovados:

Audiência debate nomeação dos concursados da SES

https://sindsaudemg.org.br/index.php/sesmg/2270-audiencia-debate-nomeacao-dos-concursados-da-ses.html  

Fortalecimento sindical

https://sindsaudemg.org.br/index.php/sesmg/2302-fortalecimento-sindical.html

Concursados da SES exigem nomeação

https://sindsaudemg.org.br/index.php/sesmg/2258-concursados-da-ses-exigem-nomeacao-.html

Reunião com aprovados da SES

https://sindsaudemg.org.br/index.php/sesmg/2126-reuniao-com-aprovados-da-ses.html

Nomeação na SES Já!

https://sindsaudemg.org.br/index.php/sesmg/2119-nomeacao-na-ses-ja.html

SES – Nomeação Concursados

https://sindsaudemg.org.br/index.php/sesmg/2060-ses–nomeacao-concursados.html

 

No site do Sind-Saúde você encontra outras matérias sobre o tema. Na sede do Sindicato, a direção está disponível para aumentar e aglutinar outras ações no sentido de cobrar do governo a efetiva e justa nomeações.