ACS: Comemorar e Lutar

No dia dos Agentes Comunitários de Saúde deste ano nunca foi tão atual conjugar os dois verbos juntos: comemorar e lutar!

Dia dos Agentes

 

A imagem do girassol pode muito bem ilustrar o Dia dos Agentes este ano, comemorado nesta quarta-feira (04/10). A flor que busca a luz mesmo nas adversidades é hoje um pouquinho da história dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS). Esses profissionais são determinantes na melhora da saúde pública no Brasil. É a partir da criação da função de ACS que o país dispõe hoje de números que mostram a revolução vivida no país. Segundo o IBGE, a mortalidade infantil é a menor em 11 anos. A mortalidade materna também é um outro exemplo de redução dos índices que tem como aporte a consolidação do trabalho dos ACSs.  

 

Mas se de um lado é claro e evidente a importância dos Agentes na prevenção à saúde da população brasileira, a luta é árdua para conquistar o reconhecimento e até mesmo garantir a continuidade do trabalho de milhares de agentes no Brasil. Isso porquê apesar das leis 11.350 e 12.994 que apontam valorização da carreira dos Agentes, a maioria das prefeituras não colocam a legislação em prática, ou por falta de conhecimento das especificidades do cargo de ACS ou por má vontade política de respeitar os trabalhadores.

 

O momento também é de extrema atenção para os Agentes devido às mudanças na Política Nacional de Atenção Básica (Pnab) que o governo federal publicou sem ter realizado o debate necessário com a sociedade. Alvo de muitas críticas, o Pnab atinge em cheio o trabalho dos agentes e ainda coloca em risco a obrigatoriedade deste trabalhador nas equipes de saúde da família. Pensando na realidade de muitos municípios brasileiros, essa possibilidade de extinção do ACS e a precarização do trabalho pode significar um ataque brutal à estratégia de saúde da família.

 

É por isso que o Sind-Saúde destaca a imagem do girassol para marcar a data dos Agentes esse ano. Estamos em um momento que, unidos, precisamos ser como vários girassóis. Iluminar os pontos que nos mantém no caminho da melhoria da saúde pública nos virarmos para a defesa e valorização dos ACS.

 

Em luta, vamos defender os Agentes Comunitários de Saúde!

 

Um cumprimento especial do SInd-Saúde/MG aos guerreiros Agentes

 

 

 

Oração do Agente Comunitário De Saúde

 

Acalma meu passo, apressado, ó Senhor, torna-me um instrumento mais eficaz da tua misericórdia.

 

Abençoa a minha mente para que eu não seja indiferente ou insensível, mas esteja atento às necessidades do irmão que sofre.

 

Abençoa meus olhos para que estejam abertos para reconhecer o teu rosto no rosto de cada doente, leva-me a descobrir a luz e os tesouros interiores de cada um.

 

Abençoa meus ouvidos para que acolham as vozes dos que pedem para serem escutados e respondam as mensagens dos que não sabem expressar-se.

 

Abençoa minhas mãos para que não permaneçam fechadas e indiferentes, mas transmitam calor e proximidade a quem precisa de uma presença amiga.

 

Abençoa os meus lábios para que não pronunciem frases feitas de palavras vazias, mas transmitam compreensão e carinho de um coração que ama.

 

Autor desconhecido