Pautas para atendimento imediato

Ocupação da ALMG termina e abre nova rodada de negociação

Ocupação ALMG


Com uma pauta de itens para atendimento imediato, servidores da saúde desocupam a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). A desocupação aconteceu na noite de ontem (03/10) após definição de uma reunião com o Secretário de Planejamento e Gestão Helvécio Magalhães em que os pontos debatidos serão para cumprimento ainda este ano. Os trabalhadores não aceitam mais acordos que condicionam fatores de melhoria financeira. Desde a implementação da política remuneratória o funcionalismo não vê anúncio de reajuste salarial e a categoria da saúde coleciona acordos assinados que não foram cumpridos. A reunião com o governo acontece na próxima segunda-feira (09/10) às 10 horas na Cidade Administrativa.

O Sind-Saúde/MG convoca os(as) trabalhadores(as) para manter vigília no dia da reunião na Cidade Administrativa.

A ocupação da ALMG foi aprovada pelos servidores da saúde após perceberem que as negociações poderiam mais uma vez ficar na promessa. Para conquistar um ganho real, a pauta foi estabelecida com alternativas que fazem diferença ao trabalhador, mas que ao mesmo tempo não causa aumento nos gastos com a folha de pagamento, argumento insistentemente utilizado pelo governo.

Para garantir a discussão de pontos para atendimento imediato, os servidores tomaram o prédio do legislativo e chegaram a dormir na ALMG. Antes de conseguir reabrir as negociações, os trabalhadores sofreram tentativas de expulsar a ocupação da Casa. Foram impedidos de entrar com comida e qualquer infraestrutura mínima para manter os trabalhadores.

 Durante a ocupação, os servidores da saúde receberam apoio de movimentos sociais como o Central dos Movimentos Popular (CMP) e União Metropolitana por Moradia Popular de Belo Horizonte (UMMP-BH). Também estiveram presentes e intermediaram a negociação os mandatos dos deputados estaduais Rogério Correia e Dr. Jean Freitas e do vereador Pedro Patrus.    

03 ocupação drJean

Deputado Dr. Jean e representantes dos mandatos do deputado Rogério Correia e vereador Pedro Patrus discutem os pontos da pauta

03 ocupação drJean2



Veja a pauta que foi apresentada ao governo e deverá ser debatida na reunião:


SES

– Publicação imediata da resolução conjunta Seplag/COF/Fazenda do reestabelecimento do salário básico não ser menor que o mínimo praticado no país.

Funed

– Implementação imediata da redução da jornada de 35 horas.

– Pagamento do vale alimentação na folha de pagamento no mês de outubro.

Fhemig

– Intervenção imediata e solução de problemas na gestão CSSI

– Implementação imediata do calendário de redução da jornada de trabalho de 40 para 30 horas sem redução salarial.

– Garantia do governo de investimento na unidade hospitalar Galba Ortopédico assegurado a manutenção do serviço.

– Revogação imediata da portaria presidencial Fhemig que trata do ponto facultativo.

– Implantação do ADVEB para todos.

Unimontes

– Incorporação da gratificação complementar (GC) e abono R$190,00 (acordo assinado).

ESP-MG

– Implementação imediata do auxílio-creche

img016

E-mail do governo agenda negociação