14ª Plenária Nacional CUT

plenaria da cut

Durante a última semana aconteceu em Guarulhos/SP, a 14ª Plenária Nacional da CUT, com o tema “Organizar, lutar e avançar nas conquistas”. O evento foi encerrado na manhã de sexta-feira, 1º de agosto. Com a trilha sonora “Andanças”, de Beth Carvalho, a plenária teve como fechamento uma homenagem aos homens e mulheres vítimas da ditadura militar, que, hoje, são exemplos para nortear o caminho da construção de uma sociedade mais justa, igualitária, solidária e democrática.

No decorrer da semana foram realizados várias encontros e discussões. Sindicalistas de todo o Brasil e convidados da plenária falaram em vários momentos sobre a importância da reforma política para destravar as demais reformas.

A CUT e as centrais sindicais do Brasil entregaram a presidente durante a plenária um documento apresentando todas as demandas da classe trabalhadora para serem incluídos no Programa de Governo.

Algumas das demandas inclusas no documento destacam-se: o Estado democrático e desenvolvimento sustentável – reforma do sistema político, a reforma tributária e agrária e a democratização dos meios de comunicação no Brasil; igualdade e inclusão social – combater a discriminação racial; valorização do trabalho – desenvolver políticas efetivas de proteção à saúde dos trabalhadores no local de trabalho; entre outros pontos.

O Sind-Saúde destaca que na próxima presidência seja dada uma atenção maior para os trabalhadores da área da saúde, mais investimento e maior valorização. É preciso aprofundar as mudanças.

A diretora do Sind-Saúde/MG, Lionete Pires, esteve presente no encontro e acredita que é preciso maior compromisso com a classe trabalhadora, garantindo os direitos básicos nas relações de trabalho e na defesa do SUS.