Visitas às Mesas SUS

Ministério da Saúde visita mesas de negociação dos municípios. Hora de demarcar posição em favor do trabalhador do SUS

Mesa SUS
Amanhã (10), no mesmo dia em que os planos de saúde declaram guerra ao SUS, propondo a criação de um novo Sistema Nacional de Saúde, em evento a ser realizado pela Federação Brasileira dos Planos de Saúde (Febraplan), em Brasília, representante do Ministério da Saúde / Departamento de Regulação do Trabalho Saúde (Degerts) inicia roteiro de visitas a várias mesas de negociação permanente nos municípios.


A instalação das mesas de negociação permanente do SUS nos municípios tem contado com a participação direta do Sind-Saúde e com representantes do Sindicato na maior parte delas, a exemplo de Betim, Ibirité, Ribeirão das Neves e Vespasiano.


O motivo da visita do representante do Ministério consta como sendo a realização de um diagnóstico, junto à gestão e trabalhadores, sobre a situação atual e o andamento das negociações na Mesa SUS.

As mesas de negociação permanente são consideradas pelos trabalhadores como um instrumento que pode contribuir para a gestão do trabalho no SUS. Entretanto, há muitos problemas a serem resolvidos nessa instância de negociação como a disposição real dos gestores de participarem e até mesmo o conhecimento efetivo de gestores e trabalhadores sobre o funcionamento da Mesa.


A hora é de aproveitar essa visita para demarcar com clareza a posição dos trabalhadores em relação às condições de trabalho que podem precarizar mais com a nova Política Nacional da Atenção Básica e com a retirada de recursos da saúde pública.


Confira dias, horários e quais mesas vão receber o representante do Ministério da Saúde a partir desta terça-feira.


10/04/2018 – Terça-feira
Mesa Municipal de Contagem/MG 09:30
Mesa Municipal de Ribeirão das Neves/MG 14:00


11/04/2018 – Quarta-feira
Mesa Municipal de Betim/MG 09:30


12/04/2018- Quinta-feira
Mesa Estadual de Minas Gerais 09:30
Mesa Municipal de Ibirité/MG 14:00

13/04/2018 – Sexta-feira
Mesa Municipal de Belo Horizonte/MG 09:30
Mesa Municipal de Vespasiano/MG 14:00