Vespasiano: 8 de março comemorado com ações de saúde

8 de março

O dia mulher está sendo comemorado com ações de saúde ao longo do mês de março nas cidades de Vespasiano e Lagoa Santa.

O Sind-Saúde Núcleo Vespasiano em parceria com o Sindicato dos Metalúrgicos e com a Secretaria de Saúde municipal deu inicio no dia 3 de março com as atividades em comemoração ao dia internacional da mulher.

As entidades levaram até a fábrica Mic Suporte um grupo de profissionais da saúde que colheram o exame preventivo e orientaram as trabalhadoras sobre prevenção e combate a doenças sexualmente transmissíveis e métodos contraceptivos. Também foi feita aferição da Pressão Arterial e glicemia capilar.

É a primeira vez que acontece esta parceria entre Sindicatos e a Prefeitura. O objetivo da ação é o fortalecimento e a universalização do Sistema Único de Saúde (SUS), dando oportunidade para muitas mulheres que não tem tempo, devido a dupla e até tripla jornada de trabalho, cuidarem da saúde.

Mais informações sobre o projeto e os locais de realização entre em contato com o Sind-Saúde Núcleo Vespasiano (31) 3621-1851 e com o Sindicato dos Metalúrgicos (31) 3621-1458.

Acompanhe algumas fotos do dia 3 de março:

001 Vespasiano saude movimento 1.jpg

Equipe de trabalhadoras da saúde

001 Vespasiano saude movimento.jpg

Coleta de exames e aferição da PA.

001 Vespasiano saude movimento 2.jpg

Ônibus cedido pela Pefeitura de Vespasiano.

Em tempo

Reajuste não agrada e trabalhadores exigem PCCS

O reajuste concedido em fevereiro não melhora a situação dos trabalhadores de Vespasiano que continuam com salários defasados e abaixo do que é praticado no mercado. “Mesmo se o reajuste fosse de 100% sob os salários praticados hoje no município o novo valor não recuperaria as perdas dos últimos anos” ressaltou a diretora do Sind-Saúde Núcleo Vespasiano Lionete Pires.

Portanto, as reivindicações dos trabalhadores passam não só por melhores salários, mas, principalmente, pela efetivação de um Plano de Cargos Carreira e Salários justo. Há anos o Sindicato e os trabalhadores lutam pela efetivação do PCCS que foi implementado pela lei 1440/1990. O Plano se fosse aplicado, enquadraria os trabalhadores na carreira garantindo aumento real nos salários.

ACS e ACE cobram reconhecimento

O Sind-Saúde Núcleo Vespasiano junto com a Comissão PCCS e a Associação do Servidor se reuniram, no dia 2 de fevereiro, com o procurador do município, Fábio Guimarães, para discutir o PCCS e a regularização da situação dos ACS’s e ACE’s.

Os representantes dos trabalhadores pleitearam a necessidade de recuperar o salário dos trabalhadores e a isonomia entre as diversas funções, valorizando e fixando o profissional no município com uma carreira.