Unidade contra retrocessos

Frente Mineira em Defesa do SUS retoma ações e divulga agenda de plenárias

24 Frente Mineira SUS retomada 02

A criação de uma agenda de lutas para barrar o desmonte do Sistema Único de Saúde (SUS) levou dezenas de pessoas a reunir no Sindicato Único dos Trabalhadores da Saúde de Minas Gerais (Sind-Saúde/MG) com o objetivo de retomar a Frente Mineira em Defesa do SUS. Com dezenas de representações de entidades defensoras da saúde pública, a Plenária que aconteceu na última terça-feira (24/09) e foi até altas horas da noite, definiu entre outros encaminhamentos mobilizar para a próxima plenária do Conselho Estadual de Saúde (CES-MG) que irá pautar a ameaça de Organizações Sociais (OS) na Fundação Hospitalar de Minas Gerais (Fhemig). O risco de repassar a rede hospitalar para a inciativa privada será debatida no dia 14 de outubro às 9 horas no hall das Bandeiras na Assembleia Legislativa (ALMG).

Outra agenda de luta defendida foi a criação de uma Frente Parlamentar Nacional em Defesa do SUS, já proposto pela deputada federal Margarida Salomão, no dia 17 de outubro na capital mineira. O fortalecimento dos conselhos de saúde, a importância de mobilização dos trabalhadores na defesa do SUS e a conscientização da sociedade sobre o significado das propostas de destruição do SUS foram os eixos defendidos para a estratégia de ação da Frente. A proposta é fazer uma rede de comunicação que informe as pautas da saúde pública nesse contexto de ataque.

24 Frente Mineira SUS retomada 06

As Plenárias da Frente serão realizadas em espaços alternados e a próxima reunião está agendada para o dia 22 de outubro às 19h no Sindbel.

História da Frente

A Frente Mineira em Defesa do SUS foi um forte movimento criado em 2016 após o golpe que o Brasil sofreu. Um dos primeiros alvos de desmonte do governo golpista de Michel Temer foi o SUS e em Minas Gerais a Frente foi uma referência de resistência. O Sind-Saúde, juntamente com diversos movimentos sociais e usuários do SUS, iniciaram uma ocupação na sede do Ministério da Saúde em belo Horizonte que durou 20 dias. Foi neste momento que a Frente foi lançada.

Durante a Plenária de retomada das ações da Frente, a diretoria do Sind-Saúde/MG Neuza de Freitas lembrou da larga agenda de mobilização que ela coordenou a época o Ocupa SUS e que cuminou na criação da Frente Mineira em Defesa do SUS efetivada após ato de desocupação do Ministério da Saúde em plenária realizada no auditório da UFMG, onde participaram mais de 70 entidades.

24 Frente Mineira SUS retomada 03

Com o aumento dos ataques do governo Bolsonaro ao SUS, a reativação da frente se faz extremamente urgente e necessária. Foi com esse objetivo que lideranças buscaram junto ao Setorial de Saúde do PT apoio para realizar a plenária que reativou a Frente e teve a participação de cerca de 50 representantes.

Na oportunidade, foi lembrado e feito uma pequena homenagem ao companheiro Ronaldo Alves (Didi), que foi uma das pessoas que manteve o movimento chamado Ocupa SUS e que faleceu no último dia 13/09/19.

24 Frente Mineira SUS retomada 05

24 Frente Mineira SUS retomada 04