Trabalhadores de Sabará

Sindicato encaminha pauta de reivindicações à prefeitura

17reunião sabará

O Sind-Saúde/MG, representado pelas diretoras estaduais Luciana Silva, Lionete Pires e a diretora do Núcleo de Vespasiano, Patrícia Moreira, realizou reunião com a Secretária de Saúde de Sabará, Maria de Lurdes Menezes, levando uma pauta de reivindicação construída pelos trabalhadores da Saúde do Município.

Confira os pontos da pauta:

– Implantação e implementação da mesa de negociação permanente do SUS, em conformidade com a legislação federal;

– Pagamento de insalubridade a todos os trabalhadores que fizerem jus ao adicional;

– Construção do mapa de risco nos ambientes de trabalho definindo o grau de exposição aos agentes nocivos – caracterizando assim a exposição e a garantia do pagamento da insalubridade e da aposentadoria aos 25 anos de trabalho;

– Regularização e implementação das Políticas de Saúde do Trabalhador;

– Readaptação laboral dos adoecidos;

– Vale refeição;

– Vale transporte;

– Falta de segurança no transporte de pacientes

– Sobrecarga de trabalho por ausência de profissionais

Veja os encaminhamentos da reunião:

– Criação da Mesa Permanente de Negociação do SUS pelo município de Sabará

– As diretoras do Sind-Saúde cobraram da Secretária de Saúde, Maria de Lurdes, a implantação da Mesa Permanente de Negociação do SUS pelo município.

– A exigência do Sindicato está em conformidade com a legislação federal, sendo que a Mesa de Negociação é importante canal para apresentação e reivindicação dos direitos dos trabalhadores municipais de saúde.

Vale refeição

O vale refeição para os trabalhadores foi reivindicado à  secretária de saúde durante a reunião, mas as diretoras receberam a resposta de que o benefício para os trabalhadores da saúde não tem previsão em lei municipal. A demanda deverá estar entre as primeiras discussões a serem levadas para a Mesa de Negociação Permanente do SUS, assim que ela for criada pelo município de Sabará.

Vale transporte

Sobre o vale transporte, solicitado pelo Sindicato para os agentes de combate a endemias (ACE) e agentes comunitários de saúde (ACS), a secretária ficou de dar uma resposta na próxima reunião que deve ser realizada na segunda quinzena de janeiro de 2016, conforme sugestão do Sind-Saúde.

Insalubridade

O Sindicato solicitou, ainda, o pagamento de insalubridade a todos os trabalhadores que fizerem jus ao adicional conforme mapa de risco que deverá ser construído pela prefeitura de Sabará.

Acúmulo de Funções

Durante a reunião, também foi discutido o acúmulo de funções dos agentes, quando foi solicitado um tempo para resposta por parte da prefeitura.

Décimo Quarto Salário

O Sind-Saúde foi informado que a prefeitura não faz pagamento de Décimo Quarto Salário aos ACS e ACE. O Sindicato exige que o pagamento seja feito uma vez que o município recebe verba da União para esta finalidade.

Protetor Solar

Depois de três anos de trabalho debaixo de sol, os agentes de saúde e de combate a endemias de Sabará agora contam com o protetor solar distribuído pela prefeitura.

Novo processo seletivo: ACS e ACE

O Sindicato obteve a informação de que, em mais ou menos 90 dias, será lançado edital para processo seletivo de ACS e ACE pela prefeitura de Sabará.

Trabalhadores da UPA denunciam péssimas condições de trabalho

As diretoras do Sind-Saúde levaram para a reunião com a secretária de saúde de Sabará as demandas dos trabalhadores da UPA que relatam sobrecarga de trabalho e péssimas condições de transporte. Eles denunciam que as ambulâncias não oferecem condições de atendimento adequado ao usuário.

Além disso, todos os meses os trabalhadores cumprem carga horária de trabalho maior que a prevista no edital, sem remuneração ou folga compensatória. A secretária se dispôs a fazer um levantamento junto ao RH da prefeitura sobre o assunto.