Janaúba: pagamento do 13º

Agentes com vínculo reconhecido comemoram recebimento do 13º salário, mas funcionários contratados da saúde ficam indignados com a suspensão do pagamento da gratificação em dezembro

Janauba img

Uma importante vitória para os agentes comunitários de saúde (ACS) e agentes de combate a endemias (ACE) foi o pagamento do 13º salário pela prefeitura de Janaúba no final deste ano. O pagamento foi feito, pelo segundo ano consecutivo, aos servidores com vínculo regularizado com o município.

Além de representar a justa e legal gratificação devida a todos os trabalhadores, o recebimento do 13º pelos agentes faz parte da conquista vinda com a luta de três anos que os servidores travaram pela regularização do vínculo com a prefeitura. Em 19 de dezembro último, eles comemoram três anos da regularização.

“Embora, ainda, não recebam o piso, esses servidores estão emocionados com a ‘efetivação’ e, nas palavras da companheirada que trabalha há anos na prefeitura, eles comemoram o fato de não serem mais ‘reféns de políticos’, diz a diretora do Sind-Saúde, Lionete Pires. Ela informa que atualmente são 98 agentes regularizados em Janaúba.

Prefeitura não paga 13º de trabalhadores da saúde contratados

O Sind-Saúde lamenta o retrocesso da prefeitura de Janaúba que não pagou o 13º, em dezembro, aos funcionários da saúde contratados. Eles receberam a gratificação no ano passado e neste ano ficaram frustrados com a decisão do executivo municipal. Para o Sindicato, a decisão da prefeitura é lamentável e ilegal por outro lado, quando a mesma insiste no não pagamento do piso salarial dos ACE e ACS.

Certos de que a luta continua no próximo ano, desejamos um Feliz 2016 a todos!